Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37216
Tipo: | TCC |
Título: | Estresse ocupacional em professores: um estudo nas redes de ensino municipal, estadual e privada |
Autor(es): | Farias, Manuela Barbosa de |
Orientador: | Carneiro, Juliana Vieira Corrêa |
Palavras-chave: | Estresse;Professores;Inventário de Sintomas de Stress de Lipp |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | FARIAS, Manuela Barbosa de. Estresse ocupacional em professores: um estudo nas redes de ensino municipal, estadual e privada. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | O professor é um profissional de suma importância, pois contribui para a formação do indivíduo e de uma sociedade mais consciente. Entretanto, percebe-se que essa categoria vem sendo cada vez menos valorizada e está tornando-se mais suscetível ao estresse e seus efeitos. O estresse, que faz parte do cotidiano de toda a população mundial, vêm sendo notado nos docentes de forma intensa e com consequências graves, refletindo tanto na saúde física e mental, como nas vidas pessoais e profissionais dos mesmos. Assim, este trabalho têm como objetivo geral conhecer o nível de estresse dos professores do 8° e 9° ano do ensino fundamental II em uma escola municipal, estadual e privada segundo o Inventário de Stress de Lipp. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, no qual foi aplicado um questionário em uma amostra de professores das três escolas. Através da aplicação deste instrumento de pesquisa, foi obtida uma amostra válida de 30 professores, e com a análise dos dados provenientes deste questionário constatou-se que a maioria desses docentes apresentaram níveis de estresse consideráveis. Mostrando que é necessário ajustar as exigências que a profissão de professor carrega consigo, buscando atenuar os níveis de estresse destes profissionais. |
Abstract: | The teacher is a professional of great importance, since it contributes for the formation of the human being and a more conscious society. However, it is noticeable that this category’s value decreased and they are becoming more susceptible to stress and its effects. Stress, which is part of the daily lives of the entire world population, its been noticed in teachers in an intense and serious way, reflecting both physical and mental health, as well as their personal and professional lives. Therefore, the main objective of this research is to know the stress level of elementary school teachers of 8th and 9th grade in a municipal, state and private school, according to the Inventory of Lipp Stress Symptoms. As a result, a quantitative research was carried out by means of the application of a survey applied for a sample of teachers from the three schools. Through the application of this research instrument, a valid sample of 30 teachers was obtained, and with the analysis of the data from this survey, it was disclosed that the majority of these teachers retained considerable stress levels. It shows that it is necessary to adjust the demands that the teaching profession carries with it, seeking to reduce the stress levels of these professionals. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37216 |
Aparece nas coleções: | ADMINISTRAÇÃO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_mbfarias.pdf | 523,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.