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dc.contributor.advisorSilva, José Borzacchiello da-
dc.contributor.authorBezerra, Eciane Soares da Silva-
dc.date.accessioned2018-11-12T13:22:19Z-
dc.date.available2018-11-12T13:22:19Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBEZERRA, E. S. S. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37215-
dc.descriptionBEZERRA, Eciane Soares da Silva. O mercado metropolitano de confecção nos circuitos da economia urbana de Fortaleza-CE. 2018. 209f. Tese (Doutorado em Geografia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.description.abstractThe present study deals with the importance of the garment market in Fortaleza and aimed to analyze the socio - spatial dynamics of the Fortaleza 's metropolitan garment market, starting from the unfolding of the circuits of the urban economy, such as the relationship between these circuits and the strategies developed. It had as guiding question to understand how this market was structured and was established from the beginning of the decade of 2000 in front of important and already consolidated garment markets in the Northeast of Brazil. Thus, the spatial delimitation of the research encompasses the Metropolitan Region of Fortaleza, considering that it is no longer possible to understand the socio-spatial dynamics of this city outside the metropolitan context, since it is mainly in the metropolis that most of the popular clothing production sites are located and the main outlets of what is produced. We chose to work mainly on qualitative research, where research strategies were applied such as data collection and analysis adapted to the social, spatial and economic context in which our study is inserted, in order to allow a deeper understanding of the developed dynamics. The steps of the research were not carried out in isolation, but developed together. Thus, the steps of bibliographic review, fieldwork, interviews, and surveys of data in public agencies and websites were part of the methodological procedures necessary for the execution of the research. From this, we found that the expansion of this market occurred mainly in commercial centers, a fact linked to the private capital investment that represents the advance of the upper circuit. This market, which moves various sectors of the economy (hotels, restaurants, varied commerce, among others), has become an important connection, covering an area that exceeds the metropolitan limits, reaching all regions of the country and even acquiring an international character.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCircuitos da economiapt_BR
dc.subjectComérciopt_BR
dc.subjectConfecçãopt_BR
dc.titleO mercado metropolitano de confecção nos circuitos da economia urbana de Fortaleza-CEpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa aborda a importância do mercado de confecções de Fortaleza e teve o objetivo de analisar as dinâmicas socioespaciais do mercado metropolitano de confecção de Fortaleza a partir do desdobramento dos circuitos da economia urbana, como o encadeamento de relações entre esses circuitos e as estratégias desenvolvidas. Teve como questão norteadora entender como esse mercado se estruturou e se firmou a partir do início da década de 2000 diante de importantes e já consolidados mercados de confecções no Nordeste brasileiro. Assim, a delimitação espacial da pesquisa engloba a Região Metropolitana de Fortaleza, tendo em vista não ser mais possível entender as dinâmicas socioespaciais dessa cidade fora do contexto metropolitano, pois é principalmente na metrópole que estão localizados a maior parte dos locais de produção de confecção popular e os principais pontos de escoamento do que é produzido. Optamos por trabalhar sobretudo a pesquisa qualitativa, em que foram aplicadas estratégias de investigação como coleta e análise de dados adaptados ao contexto social, espacial e econômico no qual nosso objeto de estudo se insere, de modo a permitir um aprofundamento na compreensão das dinâmicas desenvolvidas. As etapas da pesquisa não foram realizadas isoladamente, mas desenvolvidas em conjunto. Assim, fizeram parte dos procedimentos metodológicos necessários à execução da investigação as etapas de revisão bibliográfica, trabalhos de campo, entrevistas, além de levantamentos de dados em órgãos públicos e sites. Destarte, apuramos que ocorreu a expansão desse mercado principalmente em centros comerciais, fato ligado ao investimento de capital privado que representa o avanço do circuito superior. Esse mercado, que movimenta vários setores da economia (hotéis, restaurantes, comércios variados, entre outros), tornou-se importante nó da rede, abrangendo uma área que ultrapassa os limites metropolitanos, alcançando todas as regiões do país e adquirindo inclusive um caráter internacional.pt_BR
dc.title.enThe metropolitan garment market in the circuits of the urban economy of Fortaleza-CEpt_BR
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