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Tipo: TCC
Título: Comparação entre a percepção subjetiva de esforço planejada Pelo treinador personalizado com a percebida por alunos de Musculação
Autor(es): Cunha, Ulisses Pontes
Orientador: Medeiros, Alexandre Igor Araripe
Palavras-chave: Percepção subjetiva de esforço;Treinamento personalizado;musculação.
Data do documento: 2017
Citação: CUNHA, Ulisses Pontes. Comparação entre a percepção subjetiva de esforço planejada Pelo treinador personalizado com a percebida por alunos de Musculação. 2017. 32 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi comparar a intensidade planejada pelos treinadores personalizados com a percebida por alunos de musculação. Participaram do estudo seis alunos praticantes de musculação de ambos os sexos (4 homens e 2 mulheres com média de idade 33,0 ± 6,16 anos, 1,3 ± 0,55 anos treinando com acompanhamento) e dois treinadores personalizados dos alunos (Média de 32,0 ± 4 anos, pós-graduados, com experiência acima de cinco anos atuando com o treino personalizado). A comparação entre a intensidade planejada pelo treinador personalizado e a intensidade experienciada pelos alunos foi realizada através da aplicação do método da percepção subjetiva do esforço (PSE) da sessão. Previamente, ao inicio de cada treino, o treinador personalizado respondia individualmente a PSE estimada para cada aluno naquela sessão de treinamento; e ao final de cada sessão, 30 minutos após seu término, esta mesma escala era respondida pelos alunos. Para a comparação entre a intensidade das sessões percebidas pelos alunos e a planejada pelos treinadores personalizados nós utilizamos estatística descritiva, diferenças de médias estandardizadas (DME), e os respectivos intervalos de confiança. As diferenças entre os momentos foram analisadas através de diferenças de médias estandardizadas e os respectivos intervalos de confiança. Adicionalmente foi calculado o tamanho do efeito seguido a seguinte escala: < 1%, almostcertainlynot; 1-5%, veryunlikely; 5-25%, unlikely; 25-75%, possible; 75-95%, likely; 95-99%, verylikely; >99%, almostcertain. Os resultados mostraram que os alunos reportaram intensidades substancialmente mais elevadas (tamanho do efeito pequeno) quando comparadas com as dos treinadores. Conclui-se que a intensidade experienciada pelos alunos foi substancialmente maior do que a planejada pelos treinadores personalizados.
Abstract: The aim of the present study was to compare the intensity planned by the Personal Trainers with that perceived by students of bodybuilding. Six male and female weight training students (4 males and 2 females with mean age 33.0 ± 6.16 years, 1.3 ± 0.55 years training with follow-up) and two Personal Trainers of the students participated in the study ( Average of 32.0 ± 4 years, postgraduates, with experience above five years acting with the personalized training). The comparison between the intensity planned by the Personal trainer and the intensity experienced by the students was determined by the Session RPE method determined by the Session. Previously, at the beginning of each training, the personal trainer would respond individually to the RPE estimated for each student in that training session; and at the end of each session, 30 minutes after its completion, this same scale was answered by the students. For the comparison between the intensity of the sessions perceived by the students and the one planned by the personal Trainers, we used descriptive statistics, standardized mean differences (SMD), and the respective confidence intervals. The differences between the moments were analyzed through standardized mean differences and the respective confidence intervals. In addition, the effect size was calculated according to the following scale: <1%, almost certainly not; 1-5%, very unlikely; 5-25%, unlikely; 25-75%, possible; 75-95%, likely; 95-99%, very likely; > 99%, almost certain. The results showed that students reported substantially higher intensities (small effect size) when compared to those of coaches. It is concluded that the intensity experienced by the students was substantially greater than that planned by the personalized coaches.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37191
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