Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37182
Type: TCC
Title: O ensino da dança tradicional popular: um relato de experiência pedagógica em uma escola pública municipal.
Authors: Mendes, Marilia Carmem Rodrigues
Advisor: Silva, Eduardo V. M. Silva
Keywords: Ensino da Dança;Experiência Docente;Dança Popular Tradicional
Issue Date: 2017
Citation: MENDES, Marília Carmem Rodrigues. O ensino da dança tradicional popular: um relato de experiência pedagógica em uma escola pública municipal. 2017. 46 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem como objetivo descrever a trajetória de intervenção, os desafios e dificuldades enfrentados durante uma experiência docente nas aulas de Educação Física na Escola Municipal Antônio Sales com a temática Dança tradicional popular. Para tanto a metodologia utilizada foi a descritiva que consiste em um relato de experiência resultante de uma reflexão que integra a construção teórica e as vivências experimentadas durante 6 encontros utilizando 6 planos de aula e foram realizadas no período de 2016.2, com 4 turmas do ensino fundamental I sendo 2 turmas de quarto ano e duas de quinto ano. Como forma de registro foi utilizado um diário de campo. Foi constatado que apesar de fatores externos terem dificultado a realização do trabalho, o comportamento das crianças e fatores como preconceito, vergonha e o período de provas não impediram seu desenvolvimento. A pesquisa teve como um de seus principais objetivos a descrição das experiências como docente buscando um processo de aprendizagem agradável para todos os participantes. Essa pesquisa se apresenta relevante tanto para o meio acadêmico como para a população em geral, pois busca mostrar de modo simples os relatos de uma experiência docente que pode auxiliar a outros professores que venham a trabalhar neste mesmo contexto. Pode-se constatar que a maioria dos alunos envolvidos com as práticas tinha algum conhecimento anterior acerca de alguns estilos de dança conhecendo, inclusive, alguns passos. Durante o período de estudo os alunos que antes não tinham muitas aulas sobre a cultura popular brasileira se mostraram bastante proativos, dinâmicos e receptivos para as aulas, evidenciando um acolhimento interpessoal admirável.
Abstract: This work aims to describe the intervention trajectory, the challenges and difficulties faced during a teaching experience in Physical Education classes at the Municipal School Antonio Sales with the theme Traditional folk dance. The methodology used was the descriptive one that consists of an experience report resulting from a reflection that integrates the theoretical construction and the experiences experienced during 6 meetings using 6 lesson plans and were carried out in the period of 2016.2, with 4 classes of elementary education I being 2 groups of fourth year and two of fifth year. As a form of registration a field diary was used. It was found that, despite the fact that external factors made work difficult, children's behavior and factors such as prejudice, shame and the period of evidence did not impede their development. The research had as one of its main objectives the description of experiences as a teacher seeking a pleasant learning process for all the participants. This research is relevant both for the academic environment and for the general population, since it seeks to show in a simple way the reports of a teaching experience that can help other teachers that come to work in this same context. It can be seen that most of the students involved with the practices had some previous knowledge about some dance styles, even knowing some steps. During the study period students who did not have many classes on Brazilian popular culture were very proactive, dynamic and receptive to the classes, showing an admirable interpersonal reception.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37182
Appears in Collections:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_mcrmendes.pdf1,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.