Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNepomuceno, Léo Barbosa-
dc.contributor.authorBatista, Jessica De Almeida-
dc.date.accessioned2018-11-10T10:36:39Z-
dc.date.available2018-11-10T10:36:39Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBATISTA, Jessica De Almeida. Motivação para o ingresso e permanência em aulas de samba de gafieira: uma análise de trajetórias. 2017. 60 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37166-
dc.description.abstractThis study thematizes students' motivation to join and stay in samba de gafieira classes for over a year. It aims to identify the reasons for students' entry into samba classes, because they remained and analyze the intrinsic and extrinsic factors linked to the motivation for the practice of dance. The methodology is based on the analysis of interviews that addressed questions regarding the general characteristics of the participants (name, sex, age and practice time) and open questions about the reasons for entry and stay in classes of samba de gafieira. It was found, in the opinion of the interviewees, that samba was chosen to learn something new and improve physical and mental health. It brought physical, emotional and social benefits; remaining in practice through socialization, continuity in learning, improvement and understanding of history and culture.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectdança de salãopt_BR
dc.subjectsambapt_BR
dc.subjecteducação físicapt_BR
dc.titleMotivação para o ingresso e permanência em aulas de samba de gafieira: uma análise de trajetóriaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo tematiza a motivação dos alunos para o ingresso e permanência nas aulas de samba de gafieira por mais de um ano. Tem por objetivo identificar os motivos da entrada dos alunos nas aulas de samba, porque permaneceram e analisar os fatores intrínsecos e extrínsecos ligados a motivação para a prática da dança. A metodologia é baseada na análise de entrevistas que abordaram questões referentes às características gerais dos participantes (nome, sexo, idade e tempo de prática) e perguntas abertas sobres as razões da entrada e permanência nas turmas de samba de gafieira. Verificou-se, na opinião dos entrevistados, que o samba foi escolhido para aprender algo novo e melhorar a saúde física e mental. Trouxe benefícios físicos, emocionais e sociais; permanecendo na prática pela socialização, continuidade no aprendizado, aperfeiçoamento e compreensão da história e cultura.pt_BR
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_isgonçalves.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.