Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37154
Tipo: | TCC |
Título: | As implicações da liderança transformacional no perfil de liderança e no comprometimento organizacional de estudantes de administração: estudo de caso em uma instituição pública de ensino superior |
Autor(es): | Silva, Johnnata Cavalcante |
Orientador: | Moreira, Márcia Zabdiele |
Palavras-chave: | Liderança transformacional;Comprometimento organizacional;Instituição Pública de Ensino Superior;Administração |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | SILVA, Johnnata Cavalcante. As implicações da liderança transformacional no perfil de liderança e no comprometimento organizacional de estudantes de administração: estudo de caso em uma instituição pública de ensino superior. 2018. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | A liderança transformacional representa um nível superior de compartilhamento de objetivos entre uma organização e seus membros. No ensino superior, o desenvolvimento de liderança transcende o aprendizado de competências de gestão, devendo abranger a capacitação dos alunos enquanto agentes eficazes de mudança social. Sendo assim, na literatura, ressalta-se que para administradores em formação o mais importante é o meio em que a liderança é cultivada e compartilhada. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar como o exercício da liderança transformacional pode influenciar no perfil de liderança e no comprometimento organizacional de estudantes de administração com a Universidade Federal do Ceará. Para isso, a revisão da literatura abordou: 1) a teoria e a pesquisa de liderança, sob a perspectiva das dimensões da Liderança Transformacional no ensino superior; 2) o processo de troca social à luz dos estudos em liderança e comprometimento organizacional no domínio educacional; e 3) a teoria e a pesquisa de comprometimento organizacional no ambiente de trabalho e a sua relação com o ensino superior. A pesquisa foi de natureza exploratória, quantitativa e quantitativa. Foram aplicados 100 questionários com os alunos da FEAAC e, em seguida, foram realizadas as entrevistas com outros 5 alunos. Os dados coletados nos questionários, foram analisados conforme definido pelos autores Bass e Avolio no (MLQ-6S). Quanto às entrevistas, os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, conforme Bardin (1977). Os resultados demonstraram uma tendência crescente da influência da liderança acadêmica na formação e na percepção dos alunos em relação a eles mesmos e ao curso. A partir disso, confirmaram-se os objetivos da pesquisa: os alunos repetem os bons comportamentos dos professores como um meio para o alcance de resultados melhores. Isso é refletido, portanto, no perfil de liderança e no comprometimento organizacional deles. |
Abstract: | The transformational leadership represents a superior level of goals sharing between an organization and your members. In higher education, the development of leadership transcend the learning of management competencies, should cover the students training as agents effective of social changes. In this way, the literature highlights that for administrators in formation the most important thing is the environment where the leadership is cultivated and shared. Therefore, the goal of this research is analyze how the exercise of transformational leadership can influence in the leadership profile and in the organizational commitment of the management students with the Universidade Federal do Ceará (UFC). For that, the literature review approached: 1) the theory and the research of leadership, under the perspective of the Transformational Leadership in higher education; 2) the social exchange process in light of the leadership and organizational commitment in the educational domain; and 3) the theory and the research in organizational commitment in the work place and your relation with higher education. The research of this work had a nature exploratory, quantitative and qualitative. There was applied 100 questionnaires with the management students of FEAAC and, after that, the interview were realized with 5 other students. The data collected in the questionnaires, were analyzed as defined by Bass and Avolio in (MLQ-6S). About the interviews, the data were analyzed according to content analysis, as defined by Bardin (1977). The results showed an increasing tendency of the academic leadership influence in the formation and the students perception in relation to themselves and to the course. From this, the objectives of the research were confirmed: the students repeat the good behaviors of the teachers as a means to reach better results. This is reflected, therefore, in their leadership profile and organizational commitment. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37154 |
Aparece nas coleções: | ADMINISTRAÇÃO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_jcsilva.pdf | 645,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.