Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37143
Tipo: TCC
Título : O significado do esporte em um projeto de esporte educacional da periferia de Fortaleza
Autor : Mota, David Xavier
Tutor: Silva, Eduardo V. M. Silva
Palabras clave : esporte;influência;jovens
Fecha de publicación : 2017
Citación : MOTA, David Xavier. O significado do esporte em um projeto de esporte Educacional da periferia de fortaleza. 2017. 61 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho faz uma abordagem sobre o esporte como agente formador de jovens em um projeto de esporte educacional da periferia de Fortaleza, coordenado pela prefeitura municipal. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a influência do esporte em jovens participantes do Projeto Atleta Cidadão da cidade de Fortaleza. Assim, para que o objetivo fosse alcançado, foi realizado um estudo de caso transversal instrumental de natureza qualitativa, onde 11 sujeitos participantes do Projeto Atleta Cidadão, além da professora, foram entrevistados. Onde foram feitas análises de depoimento, além da utilização de diários de campo para acompanhamento das aulas do projeto. Os resultados mostram que o esporte contribui de forma significativa para a melhora ou aprimoramento do aspecto técnico e condicionamento físico, evasão das ruas, melhora do comportamento e da disciplina, melhora da saúde e disposição, fuga da criminalidade e das drogas, e o surgimento de novas amizades. Portanto, conclui-se que o esporte contribui efetivamente no desenvolvimento do indivíduo, trabalhando suas capacidades motoras e sociais.
Abstract: This work approaches the sport as a youth training agent in an educational sports project in the outskirts of Fortaleza, coordinated by the municipal government. The objective of this research was to analyze the influence of sport in young participants of the Citizen Athlete Project in the city of Fortaleza. Thus, in order to achieve this objective, an instrumental transversal case study of a qualitative nature was carried out, where 11 subjects participating in the Citizen Athlete Project, besides the teacher, were interviewed. Where testimonial analyzes were done, besides the use of field diaries to follow the lessons of the project. The results show that sport contributes significantly to the improvement or improvement of the technical aspect and physical conditioning, street evasion, improvement of behavior and discipline, improvement of health and disposition, flight of crime and drugs, and the emergence of new friendships. Therefore, it is concluded that sport contributes effectively to the development of the individual, working his motor and social capacities.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37143
Aparece en las colecciones: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_tcc_dxmota.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.