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dc.contributor.advisorLeopoldino, Cláudio Bezerra-
dc.contributor.authorFerreira, Francisco Calixto-
dc.date.accessioned2018-11-09T14:21:23Z-
dc.date.available2018-11-09T14:21:23Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFERREIRA, Francisco Calixto. Dificuldades na criação de empresas: um estudo sobre microempresas em Fortaleza-Ce. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37108-
dc.description.abstractThe present work arose as a result of a reflection on the necessary procedures for the assembly of business in Brazil, the difficulties and possibilities found for those who decide to undertake and found the company itself. In order to do so, the following theoretical categories were assumed: The Processes of Creation of a Company in Brazil and The Relationship between Entrepreneurship and the Creation of MSMEs. Aiming from these topics a survey about the necessary procedures for opening and running the companies, a description of the difficulties encountered, time spent and costs involved, suggesting possible improvements for this process. Thus, the methodology used for the development of the research assumed a characteristic of convenience study with the illustration of multicacasos, because it refers to an investigative analysis that sought in the literature the theoretical contribution necessary to justify the data collected in the practice, that is, in the six companies interviewed. It was verified that Brazil is one of the countries with the greatest bureaucratization for the creation and permanence of small and medium enterprises, although Sebrae appears as the body responsible for this facilitation, the interviewees affirm a certain superficiality in this process. In line with the unpreparedness of many founders and the great competition of the economy, most companies do not last more than five years and when they manage to survive without much prospecting. It is suggested a reformulation in the bureaucratic processes of the country, as well as a basic financial education whose scope can be bigger and more effective.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectNegóciopt_BR
dc.subjectPossibilidadespt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleDificuldades na criação de empresas: um estudo sobre microempresas em Fortaleza-Cept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho surgiu em decorrência de uma reflexão sobre os procedimentos necessários para a montagem de negócio no Brasil, as dificuldades e possibilidades encontradas para aqueles que decidem empreender e fundar a própria empresa. Para tanto, foram assumidas como categorias teóricas: Os Processos de Criação de uma empresa no Brasil e A relação entre o empreendedorismo e a Criação das MPMEs. Objetivando a partir dessas tópicas um levantamento acerca dos procedimentos necessários para abertura e funcionamento das empresas, descrição das dificuldades encontradas, tempo gasto e custos envolvidos, sugerindo ainda possíveis melhorias para este processo. Dessa forma, a metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa assumiu característica de estudo de conveniência com a ilustração de multicacasos, pois refere-se a uma análise investigativa que buscou na literatura o aporte teórico necessário para justificar os dados coletados na prática, isto é, nas seis empresas entrevistadas. Foi verificado que o Brasil é um dos países de maior burocratização para a criação e permanência de pequenas e médias empresas, embora o Sebrae apareça como órgão responsável por essa facilitação, os entrevistados afirmam certa superficialidade neste processo. Em consonância ao despreparo de muitos fundadores e a grande concorrência da economia, a maioria das empresas não duram mais do que cinco anos e quando conseguem sobrevivem sem muita prospecção. Sugere-se uma reformulação nos processos burocráticos do país, bem como uma educação financeira de base cujo alcance possa ser maior e mais efetivo.pt_BR
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