Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36924
Tipo: | TCC |
Título: | Estresse ocupacional de professores: um estudo em uma escola estadual |
Autor(es): | Freire, Desyrée Fernandes |
Orientador: | Carneiro, Juliana Vieira Corrêa |
Palavras-chave: | Estresse;Professores;Inventário de Sintomas de Stress de Lipp;Escola estadual;Nível de estresse |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | FREIRE, Desyrée Fernandes. Estresse ocupacional de professores: um estudo em uma escola estadual. 2017. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2017. |
Resumo: | A profissão docente é muito importante para a sociedade, porém, ela não vem sendo devidamente valorizada. Juntamente a isso, ela vem apresentando outros fatores que a tornam mais propensa aos efeitos do estresse o quê, consequentemente, acaba gerando dificuldades para este profissional, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Assim, este trabalho tem como objetivo geral analisar qual o nível de estresse dos professores em uma escola estadual, e como objetivos específicos identificar e avaliar os níveis de estresse, em professores de uma escola estadual, segundo o Inventário de Sintomas de Stress de Lipp, além de levantar causas e consequências do estresse em professores de uma escola estadual. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, no qual foi aplicado um questionário em uma amostra de professores de uma escola estadual. Através da aplicação deste instrumento de pesquisa, foi obtida uma amostra válida de 48 professores, e com a análise dos dados provenientes deste questionário constatou-se que a maioria desses docentes apresentaram níveis de estresse consideráveis. Portanto, é preciso ajustar as exigências que a profissão de professor carrega consigo, buscando atenuar os níveis de estresse destes profissionais. |
Abstract: | The teaching profession is very important for society, but it has not been properly valued. Along with this, it has been presenting other factors that make it more prone to the effects of stress which, consequently, ends up generating difficulties for this professional, both personally and professionally. Thus, this work has as general objective to analyze the level of stress of teachers in a state school, and as specific objectives identified and to evaluate the stress levels, in teachers of a state school, according to the Inventory of Stress Symptoms of Lipp, besides raising causes and consequences of stress in teachers of a state school. In this way, a quantitative research was carried out, in which a questionnaire was applied in a sample of teachers from a state school. Through the application of this research instrument, a valid sample of 48 teachers was obtained, and with the analysis of data from this questionnaire, it was found that the majority of these teachers presented considerable stress levels. Therefore, it is necessary to adjust the requirements that the profession of teacher carries with it, seeking to reduce the stress levels of these professionals. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36924 |
Aparece nas coleções: | ADMINISTRAÇÃO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_dffreire.pdf | 676,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.