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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Rosemary de Oliveira-
dc.contributor.authorOliveira, Elieser Ribeiro de-
dc.date.accessioned2018-11-06T17:26:11Z-
dc.date.available2018-11-06T17:26:11Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationOliveira, E. R.; Almeida, R. O. (2008)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36914-
dc.descriptionOLIVEIRA, Elieser Ribeiro de. Jovens em conflito com a lei: fatores da criminalidade e políticas para a juventude. 2008. 76f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Especialização em Cidadania, Direitos Humanos e Segurança Pública, Fortaleza (CE), 2008.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectCriminalidadept_BR
dc.titleJovens em conflito com a lei: fatores da criminalidade e políticas para a juventudept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho apresenta o jovem em conflito com a lei, fatores da criminalidade e políticas para a juventude e pretende abordar as diferentes visões que tentam explicar o fenômeno da criminalidade juvenil. Na primeira parte são tratadas as diferentes perspectivas teóricas que tentam conceituar juventude e explicar a criminalidade entre os jovens, independente de sua posição, quer seja como ator, quer como vítima. São abordados ainda os fatores que tanto podem prevenir como reduzir a criminalidade juvenil. Na segunda parte o Estatuto da Criança e do Adolescente é posto em questão através de um breve histórico dos direitos da criança e do adolescente. É discutido, ainda, a reinserção social, readaptação, ajustamento social, integração à família e à sociedade. Várias são as expressões empregadas para referir-se ao efeito desejado do trabalho com o jovem em conflito com a lei, em cumprimento de medidas socioeducativas, particularmente em privação de liberdade. Parte do aparato legal do Estado, a partir da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, trabalha em torno dessas medidas como uma chamada à responsabilização dos jovens, em face da transgressão cometida. É feito ainda uma discussão sobre a redução da maioridade penal. A terceira e última parte trata das políticas públicas voltadas para a juventude, objetivando traçar um perfil da juventude brasileira e estabelecer a relação entre a participação política juvenil, principalmente no que tange a educação. A análise das principais demandas e aspirações dos jovens no que se refere a políticas públicas para tais segmentos e seu entendimento sobre a relação entre o Estado e a sociedade também são necessárias, com o intuito de levantar dados para estabelecer as principais demandas por políticas públicas e o entendimento dos jovens sobre a influência destes mecanismos para a melhoria de sua educação e sua vida. Por fim há uma ilustração de algumas políticas públicas da Prefeitura Municipal de Fortaleza.pt_BR
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