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Tipo: Dissertação
Título: Convergência das normas e práticas contábeis brasileiras às normas internacionais e suas implicações no ensino superior em ciências contábeis
Autor(es): Gemaque, Licia Santos Buhaten
Orientador: Ponte, Vera Maria Rodrigues
Palavras-chave: Convergência;Harmonização;Educação
Data do documento: 2010
Citação: GEMAQUE, Licia Santos Buhaten. Convergência das normas e práticas contábeis brasileiras às normas internacionais e suas implicações no ensino superior em ciências contábeis. 2010. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2010.
Resumo: O crescimento da globalização dos mercados, do alargamento do mercado de capitais e o significativo aumento das aquisições, fusões e incorporações de empresas em todo o mundo têm levado a uma necessidade de harmonização das normas e práticas contábeis. O processo de harmonização facilitará a comparabilidade das demonstrações contábeis entre os países, melhorando o processo de tomada de decisão e o aumento de investimentos estrangeiros nos países. Nesse contexto o Brasil promulgou as Leis n. 11.638/07 e n. 11.941/09 com o intuito de atender ao processo de convergência das normas e práticas contábeis internacionais às brasileiras. As mudanças ocorridas na legislação contábil brasileira afetam diretamente o ensino da ciência contábil, uma vez que a educação da contabilidade precisa ser adequada à nova realidade mundial. Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa é averiguar as implicações da convergência das normas e práticas contábeis brasileiras às normas internacionais no Ensino Superior em Ciências Contábeis, objetivando ainda verificar as ocorrências de alterações nos currículos dos cursos de Ciências Contábeis brasileiros, após a edição das Leis n. 11.638/07 e n. 11.941/09, identificando as ações implementadas pelas Instituições de Ensino Superior - IES, no sentido de atualizar os quadros docentes e de preparar os discentes para a nova realidade contábil.
Abstract: The growth of global markets, the enlargement of capital markets and the significant increase in acquisitions, mergers and acquisitions of companies around the world have led to a need for harmonization of standards and accounting practices. The process of harmonization will facilitate the comparability of financial statements between countries, improving the process of taking decisions and increasing foreign investment in countries. In this context, Brazil enacted the Law no. 11.638/07 and no. 11.941/09 in order to meet the convergence of international accounting standards and practices to Brazil. These changes in the Brazilian accounting legislation directly affects the teaching of science books, since the education of accounting needs to be appropriate for the new global reality. Therefore, the objective of this research is to analyse the implications of convergence of Brazilian accounting standards and practices to international standards in Higher Education in Accounting and either verify the modifications in the Brazilian science books curriculum, as by identifying the implemented actions in the way of renew the teachers grades and to prepare the graduates to the new reality.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36861
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