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dc.contributor.authorAraújo, Thiago A. C. de-
dc.contributor.authorMartins, Francisco Carlos Lobo-
dc.contributor.authorAguiar, Cecília Lis Costa-
dc.date.accessioned2018-11-05T15:20:09Z-
dc.date.available2018-11-05T15:20:09Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationARAÚJO, Thiago A. C. de; MARTINS, Francisco Carlos Lobo; AGUIAR, Cecília Lis Costa. Análise da interação de surdos com um aplicativo de realidade aumentada em dispositivos vestíveis para ensino a distância de tarefas manuais. Soares. Projetando uma aplicação para apoiar o ensino de inglês a partir de uma experiência de uso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 29., Fortaleza, 29 out./01 nov. 2018. Anais... FORTALEZA: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 1123-1132.pt_BR
dc.identifier.issn2316-6533-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36856-
dc.description.abstractThe so-called "quota law" facilitates access to the job market for Persons with Disabilities (PcD) in Brazil. However, many of these positions remain unfilled due to the lack of skills between PcD. We are developing courses geared towards professions that require a more practical approach, which require remotely oriented workshops. Augmented reality workshops seem to be an interesting alternative since pupils can keep their hands free by receiving instructions and interacting with their tutors who are away. This paper presents the results of an experiment with 80 people who used.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Computaçãopt_BR
dc.subjectLei de costaspt_BR
dc.subjectFalta de habilidadept_BR
dc.subjectOficinas de realidade aumentadapt_BR
dc.subjectLack of skillspt_BR
dc.subjectRemotely oriented workshopspt_BR
dc.titleAnálise da interação de surdos com um aplicativo de realidade aumentada em dispositivos vestíveis para ensino a distância de tarefas manuaispt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA chamada "lei de cotas" facilita o acesso ao mercado de trabalho para Pessoas com Deficiência (PcD) no Brasil. No entanto, muitas dessas posições permanecem não preenchidas devido à falta de habilidades entre as PcDs. Estamos desenvolvendo cursos voltados para profissões que requerem uma abordagem mais prática, que exigem oficinas orientadas remotamente. Oficinas de realidade aumentada parecem ser uma alternativa interessante uma vez que os usuários podem manter suas mãos livres, recebendo instruções e interagindo com tutores remotos e material didático. Este artigo apresenta os resultados de um experimento com 80 pessoas que utilizaram um objeto de aprendizagem com realidade aumentada com quatro diferentes formas de interação.pt_BR
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