Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorChicca Júnior, Natal Anacleto-
dc.contributor.authorCastillo, Leonardo Augusto Gómez-
dc.date.accessioned2018-11-05T14:51:56Z-
dc.date.available2018-11-05T14:51:56Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCHICCA JÚNIOR, Natal Anacleto; CASTILLO, Leonardo Augusto Gómez. Introdução da impressão 3D em experimentos voltados ao ensino de projetos de design Natal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 29., Fortaleza, 29 out./01 nov. 2018. Anais... FORTALEZA: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 128-137.pt_BR
dc.identifier.issn2316-6533-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36854-
dc.description.abstractThe evolution of technology leads to changes in the manufacturing process of products whose impact changes the industries and the academic sector as well. Education needs to seek ways of integrating technological use into existing disciplines. In this paper, two academic exercises will be presented that propose to introduce 3D printing within the classroom applied in design projects. The practical part details the methodology applied in relation to the use of tool, as well as presents and discusses the results achieved, besides some difficulties encountered, at the end of the experiments. In one of the conclusions, 3D printing proved to be more than just a tool of representation, but part of the thinking process of the new practices of executing a design project.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectImpressão 3Dpt_BR
dc.subjectProcesso projetualpt_BR
dc.subjectEnsino de designpt_BR
dc.subject3D printingpt_BR
dc.subjectDesign processpt_BR
dc.subjectDesign teachingpt_BR
dc.titleIntrodução da impressão 3D em experimentos voltados ao ensino de projetos de design Natalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA evolução da tecnologia acarreta em mudanças no processo de fabricação de produtos cujo impacto repercute nas indústrias como também no setor acadêmico. O ensino precisa buscar formas de integrar o uso tecnológico dentro das disciplinas já existentes. Neste artigo, serão apresentadas duas atividades que se propõem a introduzir a impressão 3D dentro da sala de aula aplicada em projetos de design. A parte prática detalha a metodologia aplicada em relação ao uso de ferramenta, assim como também apresenta e discute os resultados alcançados, além de algumas dificuldades encontradas, ao final dos experimentos. Em uma das conclusões, a impressão 3D demonstrou ser mais do que apenas um meio de representação, mas parte do raciocínio das novas práticas de se executar um projeto de design.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_nachiccajuniorlgcastillho.pdf634,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.