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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36827
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira Júnior, Luiz Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-01T13:53:55Z | - |
dc.date.available | 2018-11-01T13:53:55Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira Júnior, L. C. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-9938 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36827 | - |
dc.description | OLIVERA JÚNIOR, Luís Carlos. Coringa esteve aqui! Poéticas da desfiguração no cinema e arte contemporânea. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 8, n. 2, p. 4-26, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article is based on the analysis of a scene from Tim Burton's 1989 film Batman. The aim is to define a possible dimension of the image in the twentieth century, pregnant in both the cinema and the arts from the 1960s onwards. The phenomenon concerns a figural power, an excess of plastic energy that pushes the image to disfigurement, understood here not only in its negative sense, of destructive violence, but above all, in a sense of a positive creative force that destabilizes conventional figuration norms to release meanings, effects and powers of plasticity repressed in the image, and only visible through operations of deformation and fraying of the figure. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Passagens - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - UFC | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Pintura | pt_BR |
dc.subject | Desfiguração | pt_BR |
dc.subject | Painting | pt_BR |
dc.subject | Disfiguration | pt_BR |
dc.title | Coringa esteve aqui! Poéticas da desfiguração no cinema e arte contemporânea | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O artigo parte da análise de uma cena do filme Batman (1989), de Tim Burton, para definir uma dimensão possível da imagem no século XX, pregnante tanto no cinema quanto nas artes plásticas dos anos 1960 em diante. O fenômeno diz respeito a uma potência figural, a um excesso de energia plástica que leva a imagem à desfiguração, entendida aqui não só em seu sentido negativo, de violência destrutiva, mas, sobretudo, num sentido de força criativa positiva, que desestabiliza as normas de figuração convencionais para liberar significados, efeitos e potências de plasticidade recalcados na imagem, e somente visíveis mediante operações de deformação e esgarçamento da figura. | pt_BR |
dc.title.en | Joker was here! Poetics of disfiguration in cinema and contemporary art | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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