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Tipo: TCC
Título: Aplicação de pavimentos de concreto: estudo de caso do Terminal Antônio Bezerra – Fortaleza, CE
Autor(es): Almeida, Carlos Eduardo da Nóbrega
Orientador: Soares, Jorge Barbosa
Palavras-chave: Pavimento rígido;Terminal rodoviário;Dimensionamento de pavimentos;Concreto rolado
Data do documento: 2014
Citação: ALMEIDA, C. E. N. (2014)
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo comparativo entre o projeto executivo adotado no Terminal do Antônio Bezerra e os estudos técnicos de referência da tecnologia empregada. As características de execução e os materiais adotados na obra são descritos e considerados para a análise realizada nesta investigação. A espessura da placa de concreto foi avaliada por meio de dois métodos distintos: PCA (1994) e AASHTO (1993). Ambos os métodos apresentam resultados utilizando os mesmos parâmetros de material, carga e tráfego. Estes resultados são comparados às características do projeto real. A metodologia do trabalho formou-se a partir do levantamento de dados de tráfego e de cargas junto aos órgãos responsáveis pela operação do Terminal. Visitas realizadas durante a execução evidenciaram os modelos de execução adotados para a realização do projeto. Após investigação de campo, foram realizados os dimensionamentos das espessuras de placas de concreto, utilizando solo-brita e concreto rolado como materiais de subbase. Os resultados foram comparados e o estudo mostrou que o método PCA solicita um acréscimo de 5% na espessura da placa em relação ao projeto executivo, enquanto o método da AASHTO implicou num acréscimo de 20%. Um comparativo de custo, englobando todas as camadas do pavimento, foi realizado expondo a redução de 4,5% no custo devido ao uso de concreto rolado em substituição ao uso de solobrita. Este decréscimo é devido à redução da espessura da placa de concreto em 10,5%. O estudo serve de proposta preliminar para o dimensionamento de pavimentos de concreto em futuros terminais urbanos na cidade de Fortaleza, tendo como referência o Terminal Antônio Bezerra que é o primeiro a ser reformado com esta tecnologia.
Abstract: This paper presents a comparative study between the executive project adopted in the Terminal Antonio Bezerra and technical studies on the technology employed. Performance characteristics and materials adopted in the project are described and considered for analysis. The thickness of the concrete slab is determined by two different methods: PCA (1994) and AASHTO (1993). Both methods assume similar material parameters, loads and traffic. These results are compared to the actual design parameters used in practice. The paper methodology was developed from collecting traffic and load data from the companies that run the Terminal operation. Visits during the execution exposed the pavement models adopted for the project. After field investigation, the concrete slab design using granular material and rolledcompacted concrete as subbase materials was performed. The results were compared and indicated that the PCA method requests a 5% increase in the slab thickness in relation to the executive project, whilst the AASHTO method resulted in a 20% increase. A cost investigation, involving the pavement layers was accomplished and has shown a 4.5% reduction in cost due to the use of rolled-compacted concrete instead of granular material for the base layer. This decrease is due to a 10.5% reducing on the concrete slab thickness. The study serves as a preliminary proposal for the concrete pavement design in future urban terminals in Fortaleza, taking the Terminal Antonio Bezerra, the first to be renovated with the technology, as a reference.
Descrição: ALMEIDA, Carlos Eduardo Da Nóbrega. Aplicação de pavimentos de concreto: estudo de caso do Terminal Antônio Bezerra – Fortaleza, CE. 2014. 90 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36817
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