Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36809
Tipo: TCC
Título: Revitalização das caixas d'água no Benfica: museu da água
Autor(es): Pinto Filho, Mário Hermógenes
Orientador: Duarte Júnior, Romeu
Palavras-chave: Patrimônio histórico;Revitalização urbana;Cultura;Museu
Data do documento: 2012
Citação: PINTO FILHO, M. H. Revitalização das caixas d'água no Benfica: museu da água. 2012. 41 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a proposição da implantação de um museu nas antigas caixas d'água localizadas no bairro do Benfica, em Fortaleza. A implantação do equipamento tem como intuito a recuperação da estrutura dos reservatórios que atualmente estão bastante degradados devido a falta de manutenção, e aproveitar-se disso para tornar o espaço que o circunda mais atraente para a população. A intervenção teve como preocupação a preservação do patrimônio histórico e cultural, já que o bem está passando por processo de tombamento. A escolha por um museu da água se deu devido a necessidade de se trazer a discussão sobre os problemas ambientais, em especial os relacionados a água, para o debate da população a fim de conscientizá-la a cerca do assunto e com isso contribuir para a resolução destes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36809
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO - Memorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_mhpintofilho.pdf197,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.