Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36781
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Soares, Ricardo Brito | - |
dc.contributor.author | Martins Filho, José Murilo | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-30T12:05:54Z | - |
dc.date.available | 2018-10-30T12:05:54Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS FILHO, José Murilo. Efeito distributivo da implantação de cotas no desempenho dos alunos do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará - Estudo comparativo entre um período anterior (2011-2012) e posterior (2014-2015) à adoção da reserva de vagas. 2018. 54f. - Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36781 | - |
dc.description.abstract | The research here reported had the objective of evaluating the distributive effect caused by the policy of implementation of quotes instituted by law 12.711 / 12 in the performance of students of the courses of Mechanical Engineering, Civil Engineering, Electrical Engineering, Chemical Engineering, Metallurgical Engineering and Engineering of Mechanical Production, of the Technology Center of the Federal University of Ceará. The study was carried out through the investigation of the differentiated performance between quota and non-quota students, who entered in the years 2014 and 2015 (quota period), compared to those who started their courses in 2011 and 2012 (before the quotas), being the performance measure used the IRA - Academic Performance Index. Econometric analyzes were performed whose results show that the performance of the quota students was generally lower than the students of the previous period (2011/12), with statistical significance in three of the six courses surveyed (Electrical Engineering, Metallurgical Engineering and Production Engineering). On the other hand, the performance results of the non-quota students were higher than those of the students of 2011/12, with statistical significance in two courses (Civil Engineering and Chemical Engineering). Therefore, the net effect of this affirmative action policy was not to increase or decrease the average performance of students in the previous period. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Política de Cotas | pt_BR |
dc.subject | Ação afirmativa | pt_BR |
dc.subject | Efeitos Distributivos | pt_BR |
dc.subject | Desempenho Acadêmico | pt_BR |
dc.title | Efeito distributivo da implantação de cotas no desempenho dos alunos do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará - Estudo comparativo entre um período anterior (2011-2012) e posterior (2014-2015) à adoção da reserva de vagas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pesquisa aqui relatada teve como objetivo avaliar o efeito distributivo causado pela política de implantação de reserva de vagas instituído pela lei 12.711/12 no desempenho dos alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Produção Mecânica, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. O estudo foi realizado através da investigação do desempenho diferenciado entre alunos cotistas e não cotistas, ingressantes nos anos de 2014 e 2015 (período de vigência das cotas), em comparação com aqueles que iniciaram seus cursos em 2011 e 2012 (período anterior às cotas), sendo a medida de desempenho utilizada o IRA – Índice de Rendimento Acadêmico. Foram feitas análises econométricas cujos resultados revelam que o desempenho dos alunos cotistas foi, em geral, inferior ao dos alunos do período anterior (2011/12), com significância estatística em três dos seis cursos pesquisados (Engenharia Elétrica, Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Produção). Por outro lado, os resultados de desempenho dos alunos não cotistas mostraram-se superiores aos dos alunos de 2011/12, com significância estatística em dois cursos (Engenharia Civil e Engenharia Química). Portanto, o efeito líquido desta política de ação afirmativa não foi o de aumentar ou diminuir a média de desempenho dos alunos no período anterior. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_jmmartinsfilho.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.