Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36629
Tipo: TCC
Título: Núcleo tecnológico do Pajeú
Autor(es): Cerqueira, Natália Medeiros de
Orientador: Fernandes, Ricardo
Palavras-chave: Parque tecnológico;Parque urbano;Edifício empresarial;Riacho pajeú.
Data do documento: Set-2011
Citação: CERQUEIRA, N. M. Núcleo tecnológico do Pajeú. 2011. 37 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Resumo: O Brasil é considerado, atualmente, um país com alta capacidade de geração de conhecimento; essa capacidade encontra-se atrelada ao sistema de pós graduação do país, onde ocorre a formação de recursos humanos altamente qualificados, tanto em nível de mestrado quanto de doutorado. A geração de conhecimento, entretanto, não encontra-se ainda ligada de forma satisfatória à transformação do conhecimento em riquezas. Atualmente várias tentativas visando modificar essa realidade vêm sendo notadas no país, e diversos empreendimentos e instituições vêm sendo criadas a fim de inserir produtos tecnológicos no mercado de forma a movimentar satisfatoriamente a economia. Nesse contexto surgem os parques tecnológicos, que são definidos por João E. Steiner como empreendimentos criados e geridos com o objetivo permanente de promover pesquisas e inovação tecnológica, estimular a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas, bem como dar suporte ao desenvolvimento de atividades empresariais intensivas em conhecimento, implantadas na forma de projetos urbanos e imobiliários que delimitam áreas específicas para localização de empresas, instituições de pesquisa e serviços de apoio. Baseando-se nos conhecimentos adquiridos sobre Parques Tecnológicos e na pesquisa realizada com as empresas de tecnologia do Ceará cadastradas na ASSESPRO, percebeu-se a carência de um mecanismo que agregue e fortalesça essas empresas, lançando-as no mercado nacional e internacional. Dessa forma é proposto a seguir um parque urbano de serviços, no qual insere-se o Núcleo Tecnológico do Pajeú, ou seja, um edifício piloto que abrigará empresas de tecnologia, e funcionará como grande incentivador dos empreendimentos tecnológicos locais. Nesse contexto propõem-se também a implantação da Faculdade de Tecnologia do Ceará, que irá interagir com o Núcleo Tecnológico de modo a formar profissionais capacitados para esse fim, e uma área comercial, que poderá vir a abrigar novas empresas de tecnologia de acordo com a demanda.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36629
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO - Memorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_nmcerqueira.pdf12,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.