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dc.contributor.advisorSilva, Carlos Augusto Uchôa da-
dc.contributor.authorFonseca, Nathaniel Silva-
dc.date.accessioned2018-10-18T22:49:51Z-
dc.date.available2018-10-18T22:49:51Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFONSECA, N. S. (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36582-
dc.descriptionFONSECA. Nathaniel Silva. Estimativas do nível de severidade dos acidentes envolvendo motociclistas em vias urbanas: uma análise das variáveis explicativas com redes neurais artificiais. 2013. 58 f. Monografia (Graduando em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.pt_BR
dc.description.abstractTraffic accidents on urban roads are considered as phenomena of great variability and, have drawn attention of researchers in the field of road safety in an attempt,both to understand what are the variables that contribute to its occurrence, and to estimate the likelihood of these events. Normally are used regression models, generally not linear; known as Accident Prediction Models (MPA), which tend to correlate the accident with the attributes of the road.The main objective of this work is to build a model based on artificial intelligence dedicated to the estimation of the variables that contribute most in the occurrence of different levels of severity of traffic accidents with motorcycles, the arterial roads in the city of Fortaleza. The model was calibrated, validated and tested using a sample of 1137 observations and explanatory variables; geometric attributes were used, climatic, operational and functional attributes of the route. Although the MPA are performing well in their predictions, the model implemented here, based on Artificial Neural Networks (ANN) gave considerably promising results.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNíveis de severidadept_BR
dc.subjectModelos de Previsão de Acidentespt_BR
dc.subjectMotocicletaspt_BR
dc.subjectRedes Neurais Artificiaispt_BR
dc.titleEstimativas do nível de severidade dos acidentes envolvendo motociclistas em vias urbanas: uma análise das variáveis explicativas com redes neurais artificiaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorCunto, Flávio José Craveiro-
dc.description.abstract-ptbrOs acidentes de trânsito em vias urbanas são considerados como fenômenos de grande variabilidade e, têm chamado a atenção de pesquisadores da área de segurança viáriana tentativa, tanto de se compreender quais são as variáveis que concorrem para sua ocorrência, quanto para estimar a probabilidade desses eventos. Normalmente utiliza-se modelos de regressão neste tipo de predição, geralmente não linear, conhecidos como Modelos de Previsão de Acidentes (MPA), que tendem a correlacionar os acidentes com os atributos da via. O principal objetivo deste trabalho é construir um modelo baseado em inteligência artificial, dedicado à estimação das variáveis que mais contribuem na ocorrência de diferentes níveis de severidade dos acidentes de trânsito com motocicletas, nas vias arteriais da cidade de Fortaleza. O modelo desenvolvido foi calibrado, validado e testado usando uma amostra de 1137 observações e como variáveis explicativas; foram utilizados atributos geométricos, climáticos, operacionais e funcionais da via. Embora os MPA apresentem bons resultados em suas predições, o modelo aqui implementado, baseado em Redes Neurais Artificiais (RNAs) obteve resultados consideravelmente promissores.pt_BR
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