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dc.contributor.authorSantos, Beatriz Oliveira-
dc.date.accessioned2018-10-18T14:11:27Z-
dc.date.available2018-10-18T14:11:27Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSantos, B. O. (2018)pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7485-341-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36553-
dc.descriptionSANTOS, Beatriz Oliveira. Fórum cearense da luta antimanicomial: sua história a partir das narrativas de militantes. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2018. 139p. Coleção Humanidades – UFC.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherImprensa Universitáriapt_BR
dc.subjectReforma psiquiátricapt_BR
dc.subjectMovimento antimanicomialpt_BR
dc.subjectNarrativa de militantespt_BR
dc.subjectLuta antimanicomialpt_BR
dc.titleFórum cearense da luta antimanicomial: sua história a partir das narrativas de militantespt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrMesmo seguindo um ciclo de ideias exatas, como expõe Bachelard (1996) em A Formação do Espírito Científico, percebe-se que a generalidade atribuída imobiliza o pensamento. No exemplo acima, a noção de velocidade escondeu a de aceleração. Contudo, é a noção dessa que corresponde à realidade dominante. Desse modo, torna-se claro que a própria matemática dos fenômenos é hierarquizada, e nem sempre a primeira forma matemática está correta, nem sempre ela é, de fato, formativa. Um dos aspectos notáveis da física contemporânea é que ela trabalha quase exclusivamente na zona das perturbações e é delas que surgem, na atualidade, os problemas mais interessantes. A “lei” para nós não estava tão clara; estava/está longe de ser vista como completa e fechada. Sentimos, a todo instante, a necessidade de estudar mais de perto o fenômeno da “queda”. Foram perturbações pessoais como essas que culminaram nos primeiros interesses em realizar essa pesquisa. Nela, por diversas situações, deparamo-nos com o momento em que foi “preciso romper com as primeiras tabelas da lei empírica” (BACHELARD, 1996, p.73). Para incorporarmos novas provas experimentais, foi preciso então “deformar os conceitos primitivos, estudar as condições de aplicação desses conceitos e, sobretudo, incorporar as condições de aplicação de um conceito no próprio sentido do conceito” (BACHELARD, 1996, p. 76, grifo do autor). Estreitamos a união da experiência com a razão ao utilizarmos narrativas como nossa principal fonte de informação. [...]pt_BR
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