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dc.contributor.advisorBenevides, Sérgio Armando de Sá e-
dc.contributor.authorCunha, Paulo Frota Carneiro da-
dc.date.accessioned2018-10-10T23:11:26Z-
dc.date.available2018-10-10T23:11:26Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCUNHA, P. F. C. da (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36434-
dc.descriptionCUNHA, Paulo Frota Carneiro da. Utilização do dormente polimérico como alternativa às ferrovias brasileiras. 2013. 57 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.pt_BR
dc.description.abstractAccording to the National Association of Railway Transport - ANTF the projection for the year 2012 regarding the investment by utilities Brazilian railway lines will be in the order of 5 billion dollars. With this majesty, it is clear that the eyes of the nation turn to the railroad industry. Still, it is estimated that employed there, approximately 40,000 people. Therefore, there is a need for further research, studies and others to ensure the development, both for infrastructure and superstructure materials, as undercarriage. Basing on this, this study shows, through comparative methods, present alternatives to the use of sleeper wood is still the most widely used on railways in Brazil. This study which aims to provide solutions to reduce costs and optimize operational losses when the use of preventive and corrective maintenance of railway superstructure.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFerroviapt_BR
dc.subjectdormente poliméricopt_BR
dc.subjectcustospt_BR
dc.subjectcomparaçãopt_BR
dc.titleUtilização do dormente polimérico como alternativa às ferrovias brasileiraspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorFortes, Lyttelton Rebelo-
dc.description.abstract-ptbrSegundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários – ANTF, a projeção para o ano de 2012 com relação ao investimento pelas concessionárias das linhas ferroviárias brasileiras, será na ordem de 5 bilhões de reais. Com essa grandiosidade, é notório que os olhos da Nação se voltem para o setor das ferrovias. Ainda, estima-se que nele trabalhem, aproximadamente, 40 mil pessoas. Portanto, nota-se a necessidade do desenvolvimento de pesquisas, estudos e outrem que garantam a evolução tecnológica, tanto para os materiais de infra e superestrutura, quanto material rodante. Embasando-se nisto, este estudo visa, por meio de métodos comparativos, apresentar alternativas à utilização do dormente de madeira, que ainda é o mais utilizado nas vias férreas do Brasil. Estudo esse que tem a finalidade de apresentar soluções para reduzir custos e otimizar as perdas operacionais quando da utilização de manutenções preventivas e corretivas da superestrutura ferroviária.pt_BR
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