Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36354
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarros, Camila Bezerra Furtado-
dc.contributor.authorPereira, Lana Carolina Silva-
dc.date.accessioned2018-10-08T17:01:04Z-
dc.date.available2018-10-08T17:01:04Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPEREIRA, L. C. S. Design lúdico: percurso meditativo como forma de trabalhar as funções executivas para público juvenil com TDAH. 2018. 77 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36354-
dc.description.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectMeditaçãopt_BR
dc.subjectDesign lúdicopt_BR
dc.subjectDesign de jogospt_BR
dc.subjectPercurso lúdicopt_BR
dc.titleDesign lúdico: percurso meditativo como forma de trabalhar as funções executivas para público juvenil com TDAHpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo presente trabalho tratamos de uma pesquisa que atua como intercessão entre estudos do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, meditação e as áreas de design lúdico e design de jogos. Nosso objeto de pesquisa refere-se a um jogo que atue como ferramenta de incentivo ao uso da meditação para pré-adolescentes com TDAH, promovendo o exercício das funções executivas, que são capacidades afetadas pelo transtorno. No decorrer deste trabalho, analisamos quais são as características do TDAH e propomos a meditação como uma forma de intervenção comportamental mediada pelo jogo Ânima, desenvolvido como produto projetual desta pesquisa. Para tanto, estudamos as características que compõem a ludicidade e, por isso, decidimos optar pelo percurso lúdico. Fez-se necessário o estudo de design de jogos e características do jogo, aportado nas discussões teóricas de Crawford (1982), Rouse (2005), entre outros. Utilizamos uma metodologia híbrida, composta pelos processos projetuais de Bonsiepe (1984), especificada através das etapas descritas por Albuquerque (2010), visto que este aborda métodos relacionados ao design de jogos.pt_BR
Aparece nas coleções:DESIGN - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_lcspereira.pdf4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.