Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36343
Tipo: Artigo de Evento
Título: A avaliação da aprendizagem: uma análise da relação teoria e prática com os egressos do curso de licenciatura em matemática do IFPB-Campus Cajazeiras
Autor(es): Gonzaga, Antônia Edivaneide de Sousa
Leite, Raimundo Hélio
Araújo, Karlane Holanda
Palavras-chave: Competências;Avaliação da Aprendizagem;Formação de Professores;Skills;Learning assessment;Teachers´information
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: Gonzaga, A. E. S.; Leite, R. H.; Araújo, K. H. (2016)
Resumo: O presente trabalho se constitui como uma possibilidade de reflexão acerca das competências trabalhadas/desenvolvidas pelos professores de Matemática, egressos do curso de licenciatura em Matemática do IFPB – Campus Cajazeiras. A ênfase dada à abordagem sobre as práticas de avaliação no contexto da formação dos professores se dá, numa tentativa de trazer ao debate, as concepções de avaliação da aprendizagem e a forma como são desenvolvidas as práticas de avaliação no contexto pesquisado. Na presente investigação foram contemplados como sujeitos os alunos egressos do referido curso. Por se tratar de um curso que tem pouco tempo de existência, apenas duas turmas concluíram, totalizando um quantitativo de 12 alunos egressos. A pesquisa, de abordagem predominantemente qualitativa, aborda desde a concepção desses professores recém-formados até as práticas desenvolvidas pelos mesmos, nos diferentes contextos de atuação e formação recebida como suporte às práticas docentes ligadas à avaliação. De acordo com os aspectos sinalizados pelos depoentes, é evidente a necessidade de um olhar mais direcionado para as práticas de formação dos futuros professores de matemática,especialmente, no que diz respeito às práticas voltadas para a avaliação da aprendizagem.
Abstract: The present work is constituted as a possibility of reflection concerning the skills developed/practiced by the Mathematics teachers, egresses of the Mathematics Graduation Course in IFPB – Campus Cajazeiras. The emphasis in the approach about the practices of assessment in the context of teachers’ formation is given to a trial to bring the conceptions of learning assessment to debate, as well as the manner they are developed as practices of assessment in the context investigated. In the present investigation, the egresses from the mentioned course were considered as subjects participants. Since it is a course with short time of existence, only two groups concluded, totalizing 12 egresses. The research, of qualitative nature predominantly, approaches since the conception of these just graduated teachers until the practices developed by them in different acting contexts and the formation received as support to the teaching practices connected to assessment. According to the aspects mentioned by the deponents, the necessity of a focused look towards the practices of formation of the future Mathematics teachers is evident, especially concerning to the practices of learning assessment.
Descrição: GONZAGA, Antônia Edivaneide de Sousa; LEITE, Raimundo Hélio; ARAÚJO, Karlane Holanda. A avaliação da aprendizagem: uma análise da relação teoria e prática com os egressos do curso de licenciatura em Matemática do IFPB-Campus Cajazeiras. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1171-1191.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36343
ISBN: 978 85 8126 158 4
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_aesgonzagarhleitekharaujo.pdf241,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.