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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerracioli, Marcela de Castro-
dc.contributor.authorRodrigues, Lucas Moura-
dc.date.accessioned2018-10-05T11:49:43Z-
dc.date.available2018-10-05T11:49:43Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Lucas Moura. Efeito do treinamento neuromuscular integrativo na aptidão física e coordenação motora de crianças. 2017. 48 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36315-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Motorpt_BR
dc.subjectTreinamento Neuromuscular Integrativopt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.titleEfeito do treinamento neuromuscular integrativo na aptidão física e coordenação motora de criançaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA infância é um período bastante sensível para aquisição e aprimoramento das habilidades motoras. Uma intervenção adequada e bem direcionada pode acarretar em importantes adaptações para esta fase da vida. Neste sentido, são propostos métodos de intervenção que contribuam para tais adaptações, e um método que vem apresentando bons resultados na literatura é o Treinamento Neuromuscular Integrativo (INT). Com isso, o objetivo do presente estudo foi verificar o efeito do INT no desenvolvimento da aptidão física e coordenação motora de crianças, bem como a efetividade deste método no contexto de ensino local (aulas ministradas uma vez por semana). Foram selecionadas dezesseis crianças de ambos os gêneros, de sete anos de idade, regularmente matriculadas em uma escola particular da cidade de Fortaleza, Ceará. As mesmas foram separadas em dois grupos: Grupo INT e Grupo EF. O Grupo INT realizou exercícios próprios deste método ao longo de oito semanas, no horário da aula de educação física. O Grupo EF participou regularmente das aulas de educação física durante o mesmo período. As crianças de ambos os grupos foram submetidas à avaliação da coordenação motora, através da bateria de testes Movement Assessment Battery for Children, e da aptidão física, através de testes físicos, antes e após o período de intervenção motora com o INT. Os resultados mostraram que apenas os testes de flexibilidade, de salto horizontal e corrida de 800m da avaliação da aptidão física apresentaram nível de significância (p<0,05), sendo que as crianças do Grupo EF apresentaram desempenho superior ao das crianças do Grupo INT, possivelmente por fatores externos não analisados neste estudo. Com os dados apresentados, podemos considerar como relevante o fato de que o número de aulas de educação física aplicadas semanalmente pode não ser o mais adequado com relação ao bom desenvolvimento das habilidades motoras e dos componentes da aptidão física, mesmo quando se introduz um modelo de intervenção mais específico para este objetivo. Novos estudos são necessários para se obter uma maior compreensão dessa temática no contexto da educação física escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

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