Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36303
Title in Portuguese: Yoga e a construção de valores para uma cultura de paz em uma escola pública de Fortaleza
Author: Oliveira, Lyzandra Gomes Santos
Advisor(s): Barontini, Lúcia Rejane de Araújo
Keywords: Yoga.
Educação
Cultura de Paz
Escola
Violência
Issue Date: 2017
Citation: OLIVEIRA, Lyzandra Gomes Santos. Yoga e a construção de valores para uma cultura de paz em uma escola pública de fortaleza. 2017. 28 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Abstract in Portuguese: A violência está cada vez mais crescente na cidade de Fortaleza, no cotidiano e, consequentemente, nas escolas. Este estudo utilizou uma abordagem qualitativa, avaliando as contribuições de um projeto de intervenção de Yoga e Valores Humanos na promoção da Cultura de Paz na escola pública municipal Professor Martinz de Aguiar, na cidade de Fortaleza. A amostra do estudo foi composta por um grupo de 10 alunos, de ambos os sexos, do sexto ano do ensino fundamental. Para a coleta dos dados, aplicou-se uma entrevista semiestruturada com os alunos ao final da Intervenção, interpretada por meio da análise do conteúdo de Bardin. Através do depoimento dos alunos, foi percebido que vários benefícios foram adquiridos com a participação no projeto: mais tranquilidade, melhora na concentração, diminuição da agressividade e bem estar físico. Concluiu-se que o Projeto de Intervenção de Yoga contribuiu para que os participantes levassem valores como a paz, o amor e o respeito ao próximo para suas vidas.
Abstract: Violence is increasing in the city of Fortaleza, in daily life and, consequently, in schools. This study used a qualitative approach, evaluating the contributions of a project of intervention of Yoga and Human Values in the promotion of Peace Culture in the municipal public school Professor Martinz de Aguiar, in the city of Fortaleza. The study sample consisted of a group of 10 students, of both sexes, of the sixth year of elementary school. To collect the data, a semi-structured interview with the students was applied at the end of Intervention, interpreted through Bardin's analysis of content. Through the testimony of the students, it was noticed that several benefits were acquired with the participation in the project: more tranquility, improvement in concentration, decrease of aggressiveness and physical well-being. It was concluded that the Yoga Intervention Project contributed to the participants taking values such as peace, love and respect for their lives.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36303
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_lgsoliveira.pdf1,71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.