Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36302
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Maria Eleni Henrique-
dc.contributor.authorSouza, Josiberto Vidal-
dc.date.accessioned2018-10-04T19:58:31Z-
dc.date.available2018-10-04T19:58:31Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSOUZA, Josiberto Vidal. Metodologia de ensino da educação física: o ensino médio em evidência. 2017. 57 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36302-
dc.description.abstractThe way in which the Physical Education classes are conducted by the teachers of the area in the vocational schools of the three regional of Fortaleza, was the central theme that this work was committed. We found, through teachers' reports, the methodology used, the difficulties they encounter in applying it, as well as general aspects of the school, such as the structure and time allocated to Physical Education in the institution. The research was based on a qualitative-descriptive approach, based on a questionnaire of nine questions applied to the teachers of the four schools of the three regional schools in Fortaleza. Subsequently, a tabulation of the responses and categorization of the main points to be analyzed was performed. This analysis was done through a dialogue with the authors of the area, seeking to characterize the problem identified in the answers and seek possible solutions to them. It was found that teachers use the critical-overcoming approach. Among the difficulties to apply their methodology, we can highlight the scarce time allocated to EF, 50 minutes per week for each class, the lack of textbooks in the school, and the physical structure, which teachers classify as sufficient, but admit that they need improve. We propose as a feasible solution to the teacher regarding time, that the class be organized in order to contemplate the contents proposed by the teacher, using fast transitions and the organization of the students in small groups for a better use of the class. Regarding the problem of the lack of textbooks, we recommend the use of alternative materials such as articles, texts, among others, in addition to requiring the books to the responsible bodies. Regarding the physical structure, we noticed that the teachers consider sufficient for their practice, but we propose that they promote adaptations in the space, for their better use.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleMetodologia de ensino da educação física: o ensino médio em evidênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA forma como as aulas de Educação Física são conduzidas pelos docentes da área nas escolas profissionalizantes da regional três de Fortaleza foi a temática central desse trabalho. Constatamos, através da contribuição dos professores, a metodologia utilizada, as dificuldades que eles encontram para aplicá-la, além de aspectos gerais da escola, como a estrutura e o tempo destinado a Educação Física na instituição. A pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa-descritiva, baseando-se em um questionário de nove questões aplicado aos docentes das quatro escolas da regional três de Fortaleza. Posteriormente, foi realizada uma tabulação das respostas e categorização dos pontos principais a serem analisados. Essa análise se deu através de um diálogo com os autores da área, buscando caracterizar a problemática identificada nas respostas e buscar possíveis soluções para as mesmas. Foi constatado que os professores informam utilizar a abordagem crítico-superadora. Dentre as dificuldades para aplicar sua metodologia, podemos destacar o escasso tempo destinado a EF, 50 minutos por semana para cada turma, a falta de livros didáticos na escola, além da estrutura física, a qual os docentes classificam como suficiente, porém admitem que necessite melhorar. Propomos, como solução viável ao professor com relação ao tempo, que a aula seja organizada de forma a contemplar os conteúdos propostos pelo docente, se utilizando de transições rápidas e a organização dos alunos em pequenos grupos para um melhor aproveitamento da aula. Relativamente à problemática da falta de livros didáticos, recomendamos a utilização de materiais alternativos como artigos, textos, entre outros, além do requerimento dos livros aos órgãos responsáveis. Sobre a estrutura física, notamos que os docentes consideram suficientes para sua prática, porém propomos que os mesmos promovam adaptações no espaço, para sua melhor utilização.pt_BR
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_jvsouza.pdf433,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.