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dc.contributor.authorOliveira, José Valmir Guimarães de-
dc.contributor.authorGuimarães, Ariadina Torres-
dc.contributor.authorTrompieri Filho, Nicolino-
dc.contributor.authorMaia, Alberto Filho Maciel-
dc.date.accessioned2018-10-04T18:57:06Z-
dc.date.available2018-10-04T18:57:06Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOliveira, J. V. G.; Guimarães, A. T.; Trompieri Filho, N.; Maia, A. F. M. (2016)pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 8126 158 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36293-
dc.descriptionOLIVEIRA, José Valmir Guimarães de; GUIMARÃES, Ariadina Torres; TROMPIERI FILHO, Nicolino; MAIA, Alberto Filho Maciel. Análise comparativa entre o efeito escola e os resultados de proficiência em escolas da rede estadual nos anos de 2012 a 2014, usando os dados dos SPAECE – Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 981-1000.pt_BR
dc.description.abstractThe Coleman Report (1966), the theoretical starting point of this paper, stated that school makes no difference. On the contrary, this work evidenced the relationship between student performance in the Portuguese and Mathematics tests applied by the SPAECE – Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará, in the years of 2012, 2013 and 2014 and the contextual variables: School Types, School Performance, Socioeconomic Situation, Family Context, Pedagogical Practices, School Climate, Expectations and Management. Data obtained on the basis of the SPAECE microdata. We worked with eight high school schools, four of which were academic and four were vocational. They were two with the highest proficiency in the Mathematics and Portuguese tests and two with less proficiency in the applications of SPAECE, in the years of 2012, 2013 and 2014. In these schools a simple random sample of 3,708 students was taken in the three years of application , With a confidence of 95% and error of 2%. A database of SPSS software – Statistical Package for the Social Sciences, version for Windows 20.0 was used. Three linear regressions were performed, having as independent variables the Portuguese proficiency in Mathematics and the Portuguese and Mathematics proficiency average and as predictors the eight contextual variables. We used the Stepwise method (input and output) in each regression, three final models were obtained. It was identified that the three predictors variables with greater weights in the independent variables: School Type, School Performance and School Climate. The predictive variable Family Context was not included in any of the three models.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectTipo de escolapt_BR
dc.subjectDesempenho da escolapt_BR
dc.subjectClima escolarpt_BR
dc.subjectSchool typept_BR
dc.subjectSchool performancept_BR
dc.subjectSchool climatept_BR
dc.titleAnálise comparativa entre o efeito escola e os resultados de proficiência em escolas da rede estadual nos anos de 2012 a 2014, usando os dados dos SPAECE- Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Relatório Coleman (1966), ponto de partida teórico deste trabalho, afirmava que a escola não faz diferença. Contrário a isso, este trabalho evidenciou a relação entre desempenho do aluno nos testes de Português e Matemática aplicados pelo SPAECE – Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará, nos anos de 2012, 2013 e 2014 e as variáveis contextuais: Tipos de Escola, Desempenho escolar, Situação Socioeconômica, Contexto Familiar, Práticas Pedagógicas, Clima Escolar, Expectativas e Gestão. Dados obtidos com base nos microdados do SPAECE. Trabalhou-se com oito escolas do Ensino Médio, sendo quatro acadêmicas e quatro de profissionalizante. Sendo duas com a maior proficiência nos testes de Matemática e Português e duas com menor proficiência nas aplicações do SPAECE, nos anos de 2012, 2013 e 2014. Tomou-se, nessas escolas, uma amostra aleatória simples de 3.708 alunos nos três anos da aplicação, com uma confiança de 95% e erro de 2%. Utilizou-se um banco de dados do software SPSS – Statistical Package for the Social Sciences, versão para Windows 20.0. Realizaram-se três regressões lineares múltiplas, tendo como variáveis independentes as proficiências em Português, em Matemática e a média da proficiência em Português e Matemática e como variáveis preditoras as oito variáveis contextuais.Utilizou-se o método Stepwise (entrada e saída) em cada regressão; obtiveram-se três modelos finais. Identificou-se que as três variáveis preditoras com maiores pesos nas variáveis independentes: Tipo de Escola, Desempenho da Escola e Clima Escolar. A variável preditora Contexto Familiar não foi incluída em nenhum dos três modelos.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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