Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36280
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Salgado, José Ronaldo Aguiar | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Alissa Cendi Vale de | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Beatriz Costa | - |
dc.contributor.author | Pessoa, Camila Mont'Alverne Barreto de Paula | - |
dc.contributor.author | Dias, Ed Ney Borges | - |
dc.contributor.author | Sousa, Larissa | - |
dc.contributor.author | Pereira, Marcella Macena Lima | - |
dc.contributor.author | Soares, Carlos Marcello Marreiro | - |
dc.contributor.author | Viana Filho, Murilo Valdo | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Thais Brito | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Thamires Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-04T18:28:35Z | - |
dc.date.available | 2018-10-04T18:28:35Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Carvalho, A. C. V.; Ribeiro, B. C.; Pessoa, C. M. B.; Dias, E. N. B.; Sousa, L.; Pereira, M. M. L.; Soares, C. M. M.; Viana Filho, M. V.; Mendonça, T. B.; Oliveira, T. R.; Salgado, J. R. A. (2013) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36280 | - |
dc.description | SILVA, Francisco Everardo Oliveira. A sina de um palhaço que se permite a mistura de papéis no picadeiro da realidade. Revista Entrevista, Fortaleza, n. 29, p. 80-100, abr. 2013. Entrevista concedida a Alissa Cendi Vale de Carvalho, Beatriz Costa Ribeiro, Camila Mont'Alverne Barreto de Paula Pessoa, Ed Ney Borges Dias, Larissa Sousa, Marcella Macena Lima Pereira, Carlos Marcello Marreiro Soares, Murilo Valdo Viana Filho, Thais Brito Mendonça e Thamires Rodrigues de Oliveira. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrevista | pt_BR |
dc.subject | Humor | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Palhaço | pt_BR |
dc.subject | Artista | pt_BR |
dc.title | A sina de um palhaço que se permite a mistura de papéis no picadeiro da realidade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O picadeiro é o como uma moeda. Dois lados que compõem a magia do riso, do improviso. A questão é: o visível e o oculto. A plateia tem acesso ao que está ali, à frente das cortinas, sob as luzes e os holofotes. Por outro lado, literalmente, existe a coxia (a parte de trás, dos bastidores). Ali, os espectadores não sabem o que se passa. Supõem. Assim é esse universo construído na mescla entre o que (achamos que) vemos e compreendemos e o que supomos haver. Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, é um palhaço que carrega isso. Talvez porque quem se arrisca no palco precise ter um pouco da dualidade tão inerente a esse espaço. O País inteiro o conhece e reconhece. Mas será que o enxerga, de fato? Sob os olhares da sociedade, Tiririca está no palco: é alegre e extrovertido. Faz o tipo brincalhão. É uma criança crescida. E na intimidade? O palhaço dá lugar à seriedade. Vira gente grande. É autêntico, não dá espaço para brincadeirinhas sem pertinência. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ICA - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_tiririca.pdf | 5,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.