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dc.contributor.authorPaiva, Ana Carine dos Santos de Sousa-
dc.contributor.authorFurtado, Ana Paula Azevedo-
dc.contributor.authorSilveira, Tatiane Albuquerque Delmiro-
dc.date.accessioned2018-10-04T13:49:23Z-
dc.date.available2018-10-04T13:49:23Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPaiva, A. C. S. S.; Furtado, A. P. A.; Silveira, T. A. D. (2016)pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 8126 158 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36251-
dc.descriptionPAIVA, Ana Carine dos Santos de Sousa; FURTADO, Ana Paula Azevedo; SILVEIRA, Tatiane Albuquerque Delmiro. Professoras de creche: como avaliam a sua formação e o seu papel docente na educação infantil. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 2339-2359.pt_BR
dc.description.abstracthis article is part of a research carried out in the second semester of the year 2015, which aimed to cognize the conceptions and pedagogical practices of teachers in a public daycare centre located in Fortaleza-CE, regarding the development of oral language among children aged between 0 and 3 years and 11 months old. During the study, we conducted interviews with three daycare teachers, in which they pointed out what they understood about some selected topics related to Early Childhood Education (conception of child, teaching work, oral language, initial and continuing education), they also presented evaluations of their own professional performance in this stage of education. It was observed that the speeches of the daycare teachers regarding their practices showed certain knowledge about the specificities of the teaching work with very young children. In addition, when studying the professional profile of the three interviewed teachers, it was noticeable the fragility of concepts in two professionals with initial education more fragile, carried out in private institutions that offer short-term undergraduate courses. Such fragilities are shown in pedagogical practices that do not respect the peculiarities of the children and do not expand their languages and interactions. The teachers also evaluated that the continuous training provided by the city council in which they work contribute to reflections, but the explored topics are still away from their daily needs with the children in the context of daycare.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.titleProfessoras de creche: como avaliam a sua formação e o seu papel docente na educação infantilpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo é um recorte de uma pesquisa realizada no segundo semestre do ano de 2015, que teve como objetivo conhecer as concepções e práticas pedagógicas de professoras de uma creche pública da cidade de Fortaleza-CE, em relação ao desenvolvimento da linguagem oral de crianças entre 0 e 3 anos e 11 meses de idade. Durante esse estudo, realizaram-se entrevistas com três professoras, em que apontaram o que compreendiam sobre alguns temas relacionados à Educação Infantil (concepção de criança, trabalho docente, linguagem oral, formação inicial e continuada), assim como apresentaram em seus discursos avaliações de sua atuação profissional nessa etapa da educação. Foi observado que as falas das professoras em relação às suas práticas expressaram certos conhecimentos sobre as especificidades do trabalho docente com as crianças bem pequenas. Além disso, ao se estudar os perfis profissionais das três professoras, percebeu-se uma fragilidade de concepções nas duas profissionais com uma formação inicial também mais fragilizada, realizada em instituições privadas que oferecem cursos de graduação de curta duração. Tais fragilidades são expressas em práticas pedagógicas que não respeitam as peculiaridades das crianças e não ampliam suas linguagens e interações. As professoras avaliaram, ainda, que as formações continuadas ofertadas pela prefeitura em que atuam contribuem para reflexões, porém trazem temas distantes de suas necessidades cotidianas com as crianças no contexto da creche.pt_BR
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