Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36242
Tipo: TCC
Título: O ensino de corridas de rua em aulas de educação física no Ensino médio: uma proposta de intervenção
Autor(es): Ferreira, Francisco Wheylon Faustino
Orientador: Silva, Eduardo V. M. Silva
Palavras-chave: Atletismo;Corrida de rua;Educação física escolar
Data do documento: 2017
Citação: FERREIRA, Francisco Wheylon Faustino. O ensino de corridas de rua em aulas de educação física no Ensino médio: uma proposta de intervenção. 2017. 50 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: O presente trabalho teve como o objetivo principal planejar, desenvolver e avaliar a pertinência e viabilidade de um projeto de ensino de corridas de rua em aulas de Educação Física no Ensino Médio e seus impactos na adoção de um estilo de vida saudável, por meio da prática de corridas. Para tal foi realizado um estudo com alunos matriculados em uma classe de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Fortaleza. Para a verificação da eficiência do projeto foram aplicados dois questionários: um prévio, para sondagem dos conhecimentos, e um segundo, realizado após as intervenções (aulas teórico-práticas), para verificar as aprendizagens obtidas acerca dos conteúdos específicos da modalidade e a importância de sua prática. Como principais resultados percebeu-se que houve uma aprendizagem importante dos conteúdos específicos e valorização da prática de corridas de rua, além de uma reflexão sobre a estrutura e condições da escola em promover aulas de atletismo e sobre a importância em adotar hábitos alimentares saudáveis.
Abstract: The main objective of this study was to plan, develop and evaluate the relevance and feasibility of a street racing teaching project in Physical Education classes in High School and its impacts on the adoption of a healthy lifestyle through practice of racing. For that, a study was carried out with students enrolled in a 1st year high school class of a state public school in the city of Fortaleza. To verify the efficiency of the project, two questionnaires were applied: a previous one, for probing the knowledge, and a second one, after the interventions (theoretical-practical classes), to verify the learning about the specific contents of the modality and the importance of Practice. As main results it was noticed that there was an important learning of the specific contents and appreciation of the practice of street races, as well as a reflection on the structure and conditions of the school in promoting athletics classes and on the importance of adopting healthy eating habits.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36242
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_fwfferreira.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.