Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36242
Type: | TCC |
Title: | O ensino de corridas de rua em aulas de educação física no Ensino médio: uma proposta de intervenção |
Authors: | Ferreira, Francisco Wheylon Faustino |
Advisor: | Silva, Eduardo V. M. Silva |
Keywords: | Atletismo;Corrida de rua;Educação física escolar |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | FERREIRA, Francisco Wheylon Faustino. O ensino de corridas de rua em aulas de educação física no Ensino médio: uma proposta de intervenção. 2017. 50 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho teve como o objetivo principal planejar, desenvolver e avaliar a pertinência e viabilidade de um projeto de ensino de corridas de rua em aulas de Educação Física no Ensino Médio e seus impactos na adoção de um estilo de vida saudável, por meio da prática de corridas. Para tal foi realizado um estudo com alunos matriculados em uma classe de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Fortaleza. Para a verificação da eficiência do projeto foram aplicados dois questionários: um prévio, para sondagem dos conhecimentos, e um segundo, realizado após as intervenções (aulas teórico-práticas), para verificar as aprendizagens obtidas acerca dos conteúdos específicos da modalidade e a importância de sua prática. Como principais resultados percebeu-se que houve uma aprendizagem importante dos conteúdos específicos e valorização da prática de corridas de rua, além de uma reflexão sobre a estrutura e condições da escola em promover aulas de atletismo e sobre a importância em adotar hábitos alimentares saudáveis. |
Abstract: | The main objective of this study was to plan, develop and evaluate the relevance and feasibility of a street racing teaching project in Physical Education classes in High School and its impacts on the adoption of a healthy lifestyle through practice of racing. For that, a study was carried out with students enrolled in a 1st year high school class of a state public school in the city of Fortaleza. To verify the efficiency of the project, two questionnaires were applied: a previous one, for probing the knowledge, and a second one, after the interventions (theoretical-practical classes), to verify the learning about the specific contents of the modality and the importance of Practice. As main results it was noticed that there was an important learning of the specific contents and appreciation of the practice of street races, as well as a reflection on the structure and conditions of the school in promoting athletics classes and on the importance of adopting healthy eating habits. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36242 |
Appears in Collections: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_fwfferreira.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.