Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36237
Tipo: | TCC |
Título: | Ensino de orientação e percepção auditiva combinada a precisão no chute a gol para pessoas com deficiência visual |
Autor(es): | Carneiro, Denis Dos Santos |
Orientador: | Chereguini, Paulo |
Palavras-chave: | Futebol de 5;Deficiência visual;Orientação auditiva;Esvanecimento e ensino por múltiplos exemplares |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | CARNEIRO, Denis Dos Santos. Ensino de orientação e percepção auditiva combinada a precisão no chute a gol para pessoas com deficiência visual. 2017. 51 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumo: | Pessoas com deficiência visual podem apresentar diversos comprometimentos em vários aspectos que poderão prejudicá-los tanto no seu cotidiano quanto no desempenho em esportes adaptados como, por exemplo, o futebol de 5. No futebol de 5 os atletas de linha, com deficiência visual ou cegueira, jogam com vendas nos olhos. O presente estudo está contextualizado na confluência de quatro áreas: pessoas com deficiência visual; orientação por percepção auditiva; futebol de 5 e; o ensino programado por múltiplos exemplares. Uma prévia revisão de literatura mostrou que não há escassos estudos que se propuseram a desenvolver e/ou aplicar estratégias e procedimentos de ensino voltados ao repertório de orientação auditiva para atletas de futebol de 5. O objetivo principal foi analisar os efeitos de um treino de orientação e percepção auditiva para pessoas com deficiência visual dentro do contexto do futebol de 5. A análise dos efeitos do ensino foi possível a partir do desenvolvimento e aplicação de um procedimento de ensino que contribua para o desenvolvimento das capacidades envolvidas na modalidade. Os participantes da pesquisa foram dois atletas de uma equipe masculina de futebol de 5 da cidade de Fortaleza/CE com deficiência visual (P1 – 20 anos, P2 – 17 anos). O delineamento que foi utilizado para a realização desta pesquisa foi o de sujeito único como seu próprio controle, composto por 24 etapas e dividido em seis fases: pré-teste de chute orientado; pré-teste; ensino; sondagem, pós-teste e pós-teste de chute orientado. O procedimento de ensino foi planejado através de um programa por múltiplos exemplares que previa o desenvolvimento de orientação auditiva combinada com precisão no chute a partir do posicionamento do atleta de ataque em 16 posições na quadra, sendo dez destas posições ensinadas diretamente e outras seis posições testadas a fim de analisar a possível generalidade dos efeitos do ensino direto. Os procedimentos utilizados para correção de erros foram os de auxílios físico e auditivo e esvanecimento da distância do chute. Os resultados foram apresentados em formato de gráficos comparando desempenho intra e Inter participantes. As coletas com ambos os participantes duraram aproximadamente quatro semanas, sendo realizadas 14 etapas com P1 e nove etapas com P2, mas não foram concluídos por conta da indisponibilidade de acesso ao local previsto para a coleta. Os resultados mostraram que o procedimento foi eficaz para ensinar diretamente o repertório alvo em cinco das seis posições na quadra em que P1 foi exposto e também eficaz em três das quatro posições em que P2 foi exposto. Os resultados são discutidos em termos da experiência dos atletas em realizar os chutes em determinadas áreas da quadra, mecânica do chute e força de sua execução e também com relação ao controle de estímulos ambientais espúrios (orientação espacial e cinestésica e outros estímulos auditivos além do ambiente de coleta de dados), não diretamente correspondentes ao previsto no procedimento de ensino. Acredita-se que o desenvolvimento do procedimento permitiu ampliar as possibilidades de intervenções eficazes para o ensino de habilidades voltadas a orientação, mobilidade e desenvolvimento esportivo de pessoas com deficiência visual. No entanto, faz-se necessária ainda a ampliação da coleta de dados e a replicação do estudo com mais participantes e maior rigor na aplicação do procedimento. |
Abstract: | People with visual disabilities may submit several compromises in various aspects, which could harm them both in your daily life as in performance sports adapted as, for example, the 5-a-side football. In 5-a-side football, athletes with visual impairment or blindness, play with blindfolds. The present study is contextualized at the confluence of four areas: people with visual impairment; guidance for auditory perception; 5 and football; programmed instruction for multiple copies. A previous review of the literature showed that there is few studies which have proposed to develop and/or apply teaching strategies and procedures geared to the Repertoire of auditory orientation to 5 football athletes. The main objective was to analyze the effects of auditory perception and orientation training for people with visual impairment in the context of the 5-a-side football. The analysis of the effects of teaching was possible from the development and implementation of a teaching procedure that contributes to the development of the skills involved in sport. Participants in the research were two athletes of a male 5 football team from the city of Fortaleza/CE with visual impairment (P1 – 20 years, P2-17 years). The design that was used for the realization of this research was the subject only as your own control, composed of 24 steps and divided into six phases: pre-testing of kick oriented; pre-test; teaching; post-test survey, and post-test kick oriented. The teaching procedure was planned through a program by multiples copies which provided for the development of auditory orientation combined with precision in the kick from the athlete's positioning of attack on 16 positions on the Court, ten of these positions being taught directly and six other tested positions in order to analyze the possible direct effects of teaching generality.Key words: football 5, visual impairment, auditive orientation, fading and multiple exemplar instruction. . The procedures used to correct mistakes were the physical, auditory, and fading of the distance of the kick. The results are presented in graphical format comparing intra and Inter performance participants. The collections with both participants lasted approximately four weeks, being carried out 14 steps with P1 and nine steps with P2, but were not completed due to the unavailability of access to the collection. The results showed that the procedure was effective to teach directly target repertoire in five of the six positions on the Court when P1 was exposed and also effective in three of the four positions in that P2 was exposed. The results are discussed in terms of the experience of the athletes to make the kicks in certain areas of the Court, the mechanics kick and your execution and also with respect to the control of spurious environmental stimuli (spatial orientation and kinesthetic and auditory stimuli in addition to the other data collection environment), not directly corresponding to teaching procedure. It is believed that the development of the procedure made it possible to enlarge the possibilities of effective interventions for teaching skills to orientation, mobility and sport development of people with visual impairment. However, it is necessary to expand the still collecting data and replication of study with more participants and greater rigour in the application of the procedure. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36237 |
Aparece nas coleções: | EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_dscarneiro.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.