Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36233
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Maria Eleni Henrique | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Dennis Alves | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-04T11:20:55Z | - |
dc.date.available | 2018-10-04T11:20:55Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Dennis Alves. A educação física no ensino médio no período noturno: reflexões sobre a prática pedagógica. 2017. 81 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36233 | - |
dc.description.abstract | The Law of Directives and Bases of Education - LDB No. 9394/96 states that the discipline of Physical Education (PE) is a compulsory curricular component in schools, but it is optional for students of the night shift, the students have their practice in some exceptional cases. The objective of this work is to check and describe how the physical education classes are being approached and applied in the night shift for high school students in the national state schools of Fortaleza-CE. We ,specifically, verified the importance and objective of PE, its approaches, contents, as difficulties and some possible solutions to minimize problems in the execution of classes, some reports in the teachers’ views, others in the students' or both. In order to evaluate the research with a qualitative descriptive approach, a questionnaire was proposed for 10 teachers and another for 210 students, in 10 state public schools. In this attempt, we used a theoretical framework to guide our analysis and discuss the results and do more about the context studied here. After an analysis of the data, the results showed that the teachers work in an unfavorable environment for an execution of the practical classes, so because classes are eminently theoretical, they are often helpless or unable to reverse the situation. One of the possible solutions to minimize some problems, is precisely a methodological and pedagogical change of teachers, to teach more subjects and define an approach with clear objectives for the students, and look for other possible solutions in the teaching of PE the school environment. As a result of this situation, students have an abstract and superficial notion of the importance and description PE classes in schools mentioned above. Although many students work, most of them do physical things and say that this discipline is important for their training, they claim that one of the great difficulties is the lack of physical structure. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Noturno | pt_BR |
dc.title | A educação física no ensino médio no período noturno: reflexões sobre a prática pedagógica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Lei de diretrizes e bases da educação – LDB Nº 9394/96 estabelece a disciplina de educação física como componente curricular obrigatório nas escolas, porém faculta aos alunos do turno noturno a sua prática em alguns casos excepcionais. O objetivo deste trabalho foi verificar e descrever como as aulas de educação física estão sendo abordadas e aplicadas no turno da noite para os alunos de ensino médio nas escolas públicas estaduais de Fortaleza-CE. Verificamos especificamente a importância e o objetivo da EF e suas abordagens. Os conteúdos, dificuldades e possíveis soluções para minimizar os problemas na execução das aulas, também foram descritos e alguns relatos na visão dos professores, outros na dos alunos ou em ambos. Para a realização da pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa descritiva, foi proposto um questionário para 10 professores e outro para 210 alunos, isto em um espaço de 10 escolas públicas estaduais. Nesta tentativa, recorremos a um referencial teórico para orientar nossa análise e discussão dos resultados e fazer-nos compreender mais sobre o contexto ora estudado. Após a análise dos dados, os resultados apontaram que os professores trabalham em um ambiente desfavorável para a execução das aulas práticas, por isso as aulas eram eminentemente teóricas, porém muitas vezes eram omissos ou incapazes para reverter o quadro. E umas das soluções para minimizar os problemas, é justamente a mudança metodológica e pedagógica dos professores, abrangendo mais conteúdos e definindo uma abordagem com objetivos claros para os alunos, resultam em medidas que possam evidenciar mais ainda a EF no meio escolar. Em virtude disto, os alunos têm uma noção abstrata e superficial da importância e descrição das aulas de EF escolar. Apesar de muitos alunos trabalharem, grande parte faz atividades físicas e afirmam que a disciplina é importante para sua formação, alegando que uma das grandes dificuldades é a falta de estrutura física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_darodrigues.pdf | 633,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.