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Tipo: Artigo de Evento
Título: Evolução longitudinal do movimento do rendimento escolar (MRE) do ensino médio, período 2012-2014
Autor(es): Santos, Francesca Danielle Gurgel dos
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Rodrigues, Lídia Azevedo de Menezes
Sousa, Ana Cléa Gomes de
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem;Movimento do rendimento escolar;Ensino médio;Learning evaluation;School performance movement;High school
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: SANTOS, Francesca Danielle Gurgel dos; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; RODRIGUES, Lídia Azevedo de Menezes; SOUSA, Ana Cléa Gomes de. Evolução longitudinal do movimento do rendimento escolar (MRE) do ensino médio, período 2012-2014. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 907-927.
Resumo: O presente artigo, parte da pesquisa de doutorado em Educação realizada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), objetiva analisar a evolução longitudinal do mesmo grupo de alunos através do Movimento do Rendimento Escolar (MRE) como indicador interno das escolas públicas regulares de Ensino Médio da 10ª CREDE, período 2012-2014. Os procedimentos metodológicos abrangeram pesquisa de abordagem mista (quantitativa e qualitativa); pesquisa documental, necessária para levantamento dos resultados do MRE por unidade escolar; e bibliográfica, que subsidiou a fundamentação teórica da investigação, com destaque para os autores Worthen, Sanders e Fitzpatrick (2004), Vianna (2000), Tyler (1976) e Schargel e Smink (2002). A amostra envolveu 20 escolas regulares de Ensino Médio distribuídas em 13 municípios do Estado do Ceará, nestas o mesmo grupo de alunos foi acompanhado longitudinalmente durante as três séries, sendo analisados os indicadores de aprovação, reprovação e evasão. Os dados foram coletados através de instrumento elaborado em planilha no software Excel (versão 2013). A consolidação do fluxo do rendimento escolar com cálculo percentual pelo instrumento possibilitou análise do crescimento positivo ou negativo de um ano para outro entre as séries do EM. Como decorrência da pesquisa o estudo evidenciou a 1ª série do EM como decisiva para a permanência ou não dos estudantes na escola, cujo MRE possui indicadores críticos de reprovação e abandono em grande parte das escolas investigadas;o indicador aprovação não reflete a qualidade da aprendizagem dos estudantes.
Abstract: The following paper, part of a research on a doctorate in Education made by the Federal University of Ceará (UFC), aims to analyze the longitudinal evolution of the same group of students using the School Performance Movement (MRE) as an internal indicator of regular public high schools of 10th CREDE, in the period between 2012 and 2014. The methodological procedures include a mixed approach (quantitative and qualitative) research; documental research, needed to gather the MRE results per school unit; and bibliographical, which subsided the theoretical foundation of the research, focusing on authors Worthen, Sanders and Fitzpatrick (2004), Vianna (2000), Tyler (1976) and Schargel and Smink (2002). The sample was composed of 20 regular high schools distributed among 13 cities of the State of Ceará, and in these the same group of students was longitudinally accompanied during the three years, analyzing the rates of notes under and over the expected grades, as well as evasion. The data was collected through an instrument developed in a sheet on Excel software (2013 version). The consolidation of the school performance flow with a percentage calculation though the instrument enabled an analysis of the positive or negative growth between school years. As a result of research the study highlighted the 1st year of high school as decisive for the permanence of students at school, considering the MRE has critical rates of unsatisfactory grades and abandonment in a great number of the studied schools; the high grades indicator does not reflect the quality of students’ learning.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36231
ISBN: 978 85 8126 158 4
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