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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorParente, Nórlia Nabuco-
dc.contributor.authorCiasca, Maria Isabel Filgueiras Lima-
dc.contributor.authorPrado, Kétilla Maria Vasconcelos-
dc.contributor.authorLima, Nágila Rabelo de-
dc.date.accessioned2018-10-03T19:25:58Z-
dc.date.available2018-10-03T19:25:58Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationParente, N. N.; Ciasca, M. I. F. L .; Prado, K. M. V.; Lima, N. R. (2016)pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 8126 158 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36223-
dc.descriptionPARENTE, Nórlia Nabuco; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; PRADO, Kétilla Maria Vasconcelos; LIMA, Nágila Rabelo de. Trajetória da avaliação de estudantes do ensino médio para acesso ao ensino superior brasileiro: da massificação à democratização. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 884-906.pt_BR
dc.description.abstractEven with the increase in the number of places and the increase in the number of courses offered, access to higher education is still seen as a dispute in Brazil, the term ‘competitor’ is quite common among young people, who pass through this type of selection annually . Considering the reforms proposed for secondary education and the transformations that took place in the selective processes, this theoretical-bibliographic study aims to make a historical journey through the mechanisms of access to higher education in Brazil, supported by the laws that regulate this process and the theories of Ortega And Gasset (2002), Ristoff (2008), Campos; Feres Júnior; Daflon (2014), among others. The purpose of the research is to discuss the ways in which high school students enter public institutions, as well as the circumstances in which this occurs and the relevance of this type of evaluation to students. To this end, the National High School Examination (ENEM) is analyzed, due to its complexity and the changes that have occurred over the years. This year, this exam will have approximately 6 million students, which is still high, compared to the offer and prerogatives of democratization of access to higher education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAcesso ao ensino superiorpt_BR
dc.subjectEnempt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.titleTrajetória da avaliação de estudantes do enino médio para acesso ao ensino superior brasileiro: da massificação à democratizaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrMesmo com a ampliação do número de vagas e o aumento da oferta de cursos, o acesso ao ensino superior ainda é encarado como uma disputa no Brasil, o termo ‘concorrente’ é bastante usual entre os jovens, que anualmente passam por esse tipo de seleção. Tendo em vista as reformas propostas para o ensino médio e as transformações ocorridas nos processos seletivos, este estudo teórico-bibliográfico objetiva fazer um percurso histórico pelos mecanismos de acesso ao ensino superior no Brasil, amparado pelas leis que regulamentam tal processo e pelas teorias de Ortega y Gasset (2002), Ristoff (2008), Campos; Feres Júnior; Daflon (2014), entre outros. O intuito da pesquisa é discutir as formas de ingresso dos alunos do ensino médio às instituições públicas, bem como as circunstâncias em que isso ocorre e a relevância desse tipo de avaliação para os estudantes. Para tanto, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é analisado em decorrência de sua complexidade e das mudanças ocorridas ao longo dos anos. Neste ano, o referido exame contará com aproximadamente 6 milhões de estudantes, o que, ainda assim, é uma quantidade elevada, se comparada à oferta e às prerrogativas de democratização do acesso ensino superior.pt_BR
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