Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36219
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Avaliar para evoluir: a voz dos estudantes do ensino médio sobre a avaliação da aprendizagem na área de biologia |
Autor(es): | Benvindo, Rebeca Vitória Guimarães Mendes, Debora Lucia Lima Leite |
Palavras-chave: | Avaliação de aprendizagem;Ensino de biologia;Ensino Médio;Assessment of learning;Teaching of biology;High school |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | Benvindo, R. V. G.; Mendes, D. L. L. L. (2016) |
Resumo: | Este artigo originou-se de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), submetido à Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus Amílcar Ferreira Sobral, como requisito obrigatório para graduação no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Apresenta as concepções de alunos matriculados no Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Floriano – Piauí – Brasil, no que se refere à avaliação da aprendizagem no ensino de Biologia. Especificamente, objetivou: a) analisar as concepções dos estudantes sobre avaliação da aprendizagem; b) compreender a importância da avaliação conforme a literatura c) perceber como são realizados os processos avaliativos no Ensino Médio para o ensino de Biologia d) verificar a(s) forma(s) de avaliação de maior preferência entre os estudantes. Para a elaboração desta pesquisa, foi realizada uma pesquisa de campo, cujos dados foram coletados em uma escola pública de Educação Básica do município de Floriano – Piauí. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário semiaberto. A abordagem desta pesquisa é de natureza quali-quantitativa, constituindo-se como uma pesquisa descritiva. Esse estudo nos permitiu refletir sobre os processos avaliativos no ensino de Biologia e perceber que, se realizados de forma errônea, o aluno poderá ser o maior prejudicado, visto que não alcançará o aprendizado necessário para a conclusão desse tão importante nível de ensino. Por fim, concluiu-se que a avaliação deve ser vista tanto como um instrumento que aponta os problemas de aprendizagem enfrentados pelos alunos, como também deve servir como ferramenta de suporte pedagógico para a possibilidade de novas formas de ensinar e aprender. |
Abstract: | This paper was originated from a monography made for Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus Amílcar Ferreira Sobral, as an obligatory requirement for graduation in Biological Sciences. It presents the conceptions of High School students of a public school in Floriano- Piauí-Brasil about Biology’s assessment of learning. Specifically, it aimed: a) analyzing the students’ conceptions about assessment of learning; b) understanding the importance of assessment according to literature; c) noticing how the Biology’s assessment procedures are accomplished in High School; d) verifying the students’ favorite kinds of assessments. Therefore, a camp research was accomplished and data were collected in a public school of Basic Education in Floriano-Piauí. The instrument used for data collection was a semi structured questionnaire. This research presents a qualiquantitative nature as a descriptive research. That study allowed us to think about Biology’s assessment processes and to see that, if they are not done properly, the students will be severely affected, because they won’t reach the necessary amount of learning required for concludinga such important educational level. In conclusion, assessment can be seen as an instrument that indicates the difficulties of learning of the students, as well as a pedagogical tool for new possibilities of teaching and learning. |
Descrição: | BENVINDO, Rebeca Vitória Guimarães; MENDES, Debora Lucia Lima Leite. Avaliar para evoluir: a voz dos estudantes do ensino médio sobre a avaliação da aprendizagem na área de biologia. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 657-675. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36219 |
ISBN: | 978 85 8126 158 4 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_rvgbenvindodllnmendes.pdf | 249,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.