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dc.contributor.authorSousa, Maria Iracema Pinho de-
dc.contributor.authorSousa, Edicarlos Pereira de-
dc.contributor.authorLima, Erika Letícia da Silva de-
dc.date.accessioned2018-10-03T18:47:11Z-
dc.date.available2018-10-03T18:47:11Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSousa, M. I. P.; Sousa, E. P., Lima, E. L. S. (2016)pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 8126 158 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36217-
dc.descriptionSOUSA, Maria Iracema Pinho de; SOUSA, Edicarlos Pereira de; LIMA, Erika Letícia da Silva de. Rendimento escolar no Cariri cearense: aspectos qualitativos e quantitativos. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza; UFC, 2017. p. 481-494.pt_BR
dc.description.abstractScholars and educational institutions have been discussing school performance routinely. In this perspective, to understanding the different factors that influence the student learning process is an action of great complexity that requires considerable attention. To make it affordable, it was used statistics in a research dynamic, also mediated by the concept of mathematical modeling. The data representation of the school performance allowed to observe the behavior of the variables under study, what was used to achieve the best and worst results and to compare them, analyzing them under different aspects (school year, urban or rural location and by municipality). The data used was acquired taking as a tool the school performance of ten municipalities of the region called Cariri, in Ceará/Brazil, during 2014, given by the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira (INEP) and also available on the website of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). As a methodology, a spreadsheet was used for the statistical treatment, the mathematical model conception and the concepts of average, standard deviation, correlation and sketch of graphs. Among the main results obtained, it can be highlighted the average school performance: 2nd grade (99.2%) and 6th grade (89.4%) with better and worse performance, respectively. School failure was higher in Aurora (16.1%) and lower in Porteiras (1.4%). Regarding the urban and rural profile, the urban zone schools presented similar results to those obtained in the analysis taking into consideration the school year. Some factors were identified as possible causes for obtaining the given results, but it is better to deepen the studies in the future to follow the quality offered in the educational service in these cities and towns.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEstatística Descritivapt_BR
dc.subjectAprendizagem Escolarpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectDescriptive Statisticspt_BR
dc.subjectSchool Learningpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.titleRendimentos escolar no Cariri cearense: aspectos qualitativos e quantitativospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO rendimento escolar tem sido objeto de muita discussão por parte de professores e instituições de ensino. Compreender os diferentes fatores que influenciam o processo de aprendizagem discente é uma ação de grande complexidade e que requer bastante atenção. O estudo da estatística numa dinâmica investigativa, mediado também pelo conceito de modelagem matemática, foi utilizado neste trabalho. A representação dos dados do rendimento escolar permitiu observar o comportamento da variável em estudo, podendo perceber os melhores/piores resultados, analisados sob diferentes aspectos (ano escolar, localização urbana ou rural e por município). Os dados utilizados foram do rendimento escolar de dez municípios do Cariri cearense, referentes ao ano de 2014, oriundos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e disponibilizados também no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como metodologia, uma planilha eletrônica foi utilizada para o tratamento estatístico, a concepção de modelo matemático e os conceitos de média, desvio-padrão, correlação e esboço de gráficos. Dentre os principais resultados obtidos, destacase a média do desempenho escolar: 2° ano (99,2%) e 6° ano (89,4%) com melhor e pior desempenho, respectivamente. O fracasso escolar foi maior em Aurora (16,1%) e menor em Porteiras (1,4%). Quanto ao perfil urbano ou rural, as escolas da zona urbana apresentaram resultados semelhantes aos obtidos na análise por ano escolar. Alguns fatores foram identificados como possíveis causas para a obtenção dos resultados apresentados, porém seria melhor um aprofundamentoem estudos futuros a fim de acompanhar a qualidade dos serviços educacionais oferecidos.pt_BR
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