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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação e premiação escolar: o que se esconde no jardim das árvores de desempenho?
Autor(es): Araújo, Karlane Holanda
Gonzaga, Antônia Edivaneide de Sousa
Leite, Raimundo Hélio
Palavras-chave: Avaliação educacional;Prêmio Escola Nota Dez;Árvore de desempenho escolar;Educational evaluation;Note Ten School Award;School performance three
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: ARAÚJO, Karlane Holanda; GONZAGA, Antônia Edivaneide de Sousa ; LEITE, Raimundo Hélio. Avaliação e premiação escolar: o que se esconde no jardim das árvores de desempenho?. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza; UFC, 2017. p. 397-418.
Resumo: O presente artigo tem como escopo discutir acerca dos reveses da política accountability, representada pelo Prêmio Escola Nota Dez, no estado do Ceará, especialmente quanto ao uso de dispositivos ditos pedagógicos de atribuição de mérito escolar. Este trabalho desenvolveu-se a partir de estudos bibliográficos, tendo como fonte principal a dissertação de mestrado da autora principal, intitulada Os efeitos do Prêmio Escola Nota Dez nos processos pedagógicos das escolas premiadas de Sobral e das apoiadas de Caucaia, no ano de 2009, publicada em 2016, cujo alguns relatos dos alunos entrevistados do 2º ano do ensino fundamental da pesquisa foram analisados. Ao final deste estudo, constatamos que as estratégias pedagógicas às avessas (ficha para trocar por brinde e a árvore de desempenho escolar), utilizadas pelas escolas premiadas de Sobral, camuflam a competitividade, a seleção e a classificação entre os “aptos” e os “não aptos”, como também escondem a meritocracia no condicionamento das crianças a buscarem atingir melhores rendimentos em troca de recompensas por brindes e/ou prêmios. Logo, no jardim das árvores de desempenho oculta-se a discriminação e o preconceito com que sofrem aqueles que se desviam do standard, do padrão de “normalidade”, do alcance da excelência escolar.
Abstract: The present article has as scope to discuss about the setbacks of the policy of accountability, represented by the School Note Ten Award, in the state of Ceará, especially regarding the use of so-called pedagogical devices of attribution of school merit. This work was developed from bibliographical studies, having as main source the main author’s master’s dissertation, entitled The effects of the Note Ten School Award in the pedagogical processes of the award-winning schools of Sobral and those of Caucaia in 2009, Published in 2016, which some reports of the students interviewed in the second year of elementary school were analyzed. At the end of this study, we verified that the pedagogical strategies in reverse (to exchange for toast and the tree of school performance), used by the award-winning schools of Sobral, camouflage the competitiveness, selection and classification between “fit” and “ Fit, “as well as hiding meritocracy in the conditioning of children seeking to achieve better incomes in return for rewards for gifts and / or prizes. Thus, in the garden of performance trees, the discrimination and prejudice against those who deviate from the standard, the standard of “normality” and the achievement of school excellence are hidden.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36186
ISBN: 978 85 8126 158 4
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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