Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36170
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, Línnik Israel Lima-
dc.contributor.authorSoares, Maria Elias-
dc.date.accessioned2018-10-03T13:30:12Z-
dc.date.available2018-10-03T13:30:12Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Línnik Israel Lima; SOARES, Maria Elias. Relação entre rendimento acadêmico, políticas de cotas e assistência estudantil em Campi do interior da Universidade Federal do Ceará. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1799-1824.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 8126 158 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36170-
dc.description.abstractThis research aimed at verifying the performance of college students following the establishment of these quotas in public federal universities. We focused on newcomer students (2014.1, 2014. 2 and 2015.1) engaged in computer science studies from the Crateús, Quixadá and Russas campi, covering a total of ten undergraduate courses. We assessed the academic performance of individuals allocated into three major groups: students admitted through the quota program, students benefiting from federal assistance programs and non-quota students, i.e., admitted through general admission. Our theoretical framework was organized to explain the concept and establishment of affirmative actions in Brazil and worldwide and their convergence into the national undergraduate education scenario. The research, predominantly descriptive and documentary, conducted statistical analyses to compare the performance of the aforementioned groups. The results indicated that students accepted through general admission showed a higher average of academic performance index (índice de rendimento acadêmico, IRA) when compared to that from quota students, but this difference was not deemed significant. Concerning students benefiting from federal assistance programs, it was found that their averaged IRA was higher than the other groups, but again it was not statistically significant. Therefore, the performance of this group and the others is considered similar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectPolítica de cotaspt_BR
dc.subjectRendimentopt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectQuota policiespt_BR
dc.subjectStudent assistancept_BR
dc.titleRelação entre rendimento acadêmico, políticas de cotas e assistência estudantil em Campi do interior da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa verificou o rendimento de estudantes universitários após a implantação da política pública de cotas nas universidades federais. O estudo analisou o desempenho dos estudantes beneficiados pelas cotas, dos estudantes beneficiados por políticas de assistência estudantil e dos estudantes que ingressaram pela ampla concorrência. O estudo é composto pelos estudantes dos cursos de graduação da área de informática nos Campi de Crateús, Quixadá e Russas, abrangendo dez cursos de graduação nos semestres 2014.1, 2014.2 e 2015.1. Para atender aos objetivos, o referencial teórico foi organizado visando explicar o conceito e evolução das políticas afirmativas no Brasil e no mundo e, por fim, a convergência das políticas afirmativas na educação superior brasileira. A pesquisa, eminentemente descritiva e documental, realizou, mediante métodos estatísticos, uma análise comparativa de desempenho entre os grupos de interesse citados. Os resultados indicaram que, quanto ao rendimento, foi constatado que os alunos selecionados pela ampla concorrência apresentam média de rendimento maior que os cotistas (geral), os cotistas por renda e os cotistas negros, porém o teste estatístico apontou que as diferenças entre esses grupos não apresentam significância estatística, de modo que o desempenho desses grupos pode ser considerado semelhante. Quantos aos estudantes beneficiados pela assistência estudantil, foi verificado que a média de rendimento desse grupo é maior que a dos demais, no entanto, mais uma vez o teste indicou que essa diferença não apresenta significância estatística, ou seja, o desempenho entre esse grupo e os demais pode ser considerado semelhante.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_lilteixeiramesoares.pdf254,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.