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dc.contributor.authorMendonça, Andréia Vieira de-
dc.contributor.authorMendonça, Kamila Vieira de-
dc.date.accessioned2018-10-03T13:16:32Z-
dc.date.available2018-10-03T13:16:32Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMendonça, A. V.; Mendonça, K. V. (2016)pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 8126 158 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36169-
dc.descriptionMENDONÇA, Andréia Vieira de; MENDONÇA, Kamila Vieira de. A avaliação institucional como instrumento de política pública. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 2182-2194.pt_BR
dc.description.abstractThe evaluation is an important tool of state planning for the improvement of the public resources, the management and thecontrol of the society with respect to the actions of the government. In the case of Higher Education Institutions, institutional evaluations are carried out periodically. The results of these evaluations, in order to be effective and efficient, are fundamental to improving the models. Thus, institutional evaluation, as a public policy, serves to measure the results of the actions carried out, ie it is possible to verify if the action reached the objectives proposed in the planning. This work intends to contribute to the formulation of public policy focused on Higher Education Institutions in discussing the importance of institutional evaluation. For this purpose, the database was used, with annual information from the Public Universities for the period from 2000 to 2014, from the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira. Given the results presented, on the level of investments, students enrolled and the teaching functions, it is imperative to emphasize the importance of institutional evaluation as a resource for implementing actions aimed at the improvement of the difficulties pointed out by students and teachers who participate in the evaluations.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectAvaliação Institucionalpt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectInstitutional evaluationpt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.titleA avaliação institucional como instrumento de política públicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA avaliação é uma importante ferramenta de planejamento estatal para o aperfeiçoamento dos recursos públicos, da gestão e do controle da sociedade no que se refere às ações do governo. No caso das Instituições de Ensino Superior, são realizadas avaliações institucionais periodicamente. Os resultados dessas avaliações, para que sejam eficazes e eficientes, são fundamentais para melhorar os modelos. Dessa forma, a avaliação institucional, como política pública, serve para medir os resultados das ações realizadas, ou seja, é possível verificar se a ação alcançou os objetivos propostos no planejamento. Pretende-se, nesse trabalho, contribuir para a formulação de política pública voltada às Instituições de Ensino Superior ao discutir a importância da avaliação institucional. Para isso, utilizou-se a base de dados, com informações anuais das Universidades Públicas para o período de 2000 a 2014, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diante dos resultados apresentados, sobre o nível de investimentos, os alunos matriculados e as funções docentes, é imperioso enfatizar a importância da avaliação institucional como recurso para implementação de ações voltadas ao saneamento das dificuldades apontadas pelos estudantes e professores que participam das avaliações.pt_BR
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