Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36158
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moreira, Eugenio Eduardo Pimentel | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Sandra Maria Coêlho de | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Ana Paula de Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-03T12:30:16Z | - |
dc.date.available | 2018-10-03T12:30:16Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Eugenio Eduardo Pimentel; OLIVEIRA, Sandra Maria Coêlho de; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros. Avaliação de programas educacionais numa perspectiva democrática. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1993-2013. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 8126 158 4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36158 | - |
dc.description.abstract | This text presents a theoretical part whose objective is to analyze the evaluation of educational programs in a democratic perspective with a view to the redefinition of their practices. In the methodological field, it was used an exploratory research of a qualitative approach, using a bibliographical research for the theoretical basis and exploration of the theme. For the discussion and analysis of the data, it was adopted the method of content analysis (BARDIN, 2011). The theoretical referential was based on different authors who discuss educational evaluation and / or programs evaluation, such as: Talmage (1982); Vianna (2000, 2014); Weiss (1982); Worthen, Sanders and Fitzpatrick (2004). The results show that the evaluation process of educational programs needs to be improved to become a democratic practice and, for this, it presupposes the admission of social interaction, negotiation and empowerment with different groups involved in this process. Futhermore, it was concluded that it is imperative that the evaluation process presents data and concerned information and excellence ways for public policies in education. Key-words: | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de programas | pt_BR |
dc.subject | Perspectiva democrática | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Programs evaluation | pt_BR |
dc.subject | Democratic perspective | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Avaliação de programas educacionais numa perspectiva democrática | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este texto apresenta um recorte teórico, cujo objetivo é analisar a avaliação de programas educacionais numa perspectiva democrática com vistas à ressignificação de suas práticas. No campo metodológico, utilizou-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, valendo-se ainda da pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico e exploração do tema. Para a discussão e análise dos dados, foi adotado o método da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). O referencial teórico se baseou em diferentes autores, que discutem avaliação educacional e/ou avaliação de programas, tais como: Talmage (1982); Vianna (2000, 2014); Weiss (1982); Worthen, Sanders e Fitzpatrick (2004). Os resultados apontam que o processo de avaliação de programas educacionais precisa ser aprimorado para que se transforme numa prática democrática e, para isso, pressupõe a admissão da interação social, negociação e empoderamento com os diferentes grupos envolvidos nesse processo. Outrossim, concluiu-se que é imprescindível que o processo avaliativo apresente dados, informações relevantes e caminhos de excelência para as políticas públicas em educação. Palavras-Chave: | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_eepmoreirasmcoliveiraapmribeiro.pdf | 236,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.