Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36154
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Identificação dos fatores criticos de sucesso na gestão da aprendizagem no ensino a distância sob a ótica dos tutores de graduação em administração na UFC |
Autor(es): | Quirino, Raimunda Heveline Ribeiro Cavalcante, Sueli Maria de Araújo Corrêa, Denise Maria Moreira Chagas |
Palavras-chave: | Educação à Distância;Gestão da aprendizagem;Fatores críticos de sucesso;Distance education;Learning management;Critical success factors |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | QUIRINO, Raimunda Heveline Ribeiro; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo; CORRÊA, Denise Maria Moreira Chagas. Identificação dos fatores críticos de sucesso na gestão da aprendizagem no ensino a distância sob a ótica dos tutores de Graduação em administração na UFC. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1591-1608. |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo identificar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) da gestão da aprendizagem no ensino a distância na visão dos tutores da Universidade Federal do Ceará Virtual do curso de Administração. A fundamentação teórica contempla aspectos conceituais sobre gestão da aprendizagem e apresenta o cenário do EaD no Brasil, bem como as políticas públicas da educação, com ênfase ao programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O estudo classifica-se como uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem de investigação qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas aplicadas aos tutores do Curso de Graduação em Administração na modalidade EaD. De acordo com os respondentes da pesquisa, os fatores críticos de sucesso são: i) a infraestrutura tecnológica, apontada por 2/3 dos tutores, seguido da ii) capacitação pessoal, material didático e ambiente virtual de aprendizagem, apontados por 1/3 dos tutores e, por fim, iii) ajuda motivacional aos alunos e tutores, conscientização do aluno sobre EaD, autonomia dos alunos e flexibilidade, e customização do processo de ensino-aprendizagem, apontado por 1/6 dos tutores. |
Abstract: | This article aims to identify the Critical Success Factors (FCS) of learning management in distance learning in the view of the tutors of the Federal University of Ceará Virtual Administration course. The theoretical foundation includes conceptual aspects about learning management and presents the scenario of the EaD in Brazil, as well as the public policies of education, with emphasis on the program of the Open University of Brazil (UAB). The study is classified as a descriptive and exploratory research, with a qualitative research approach. The data collection instrument was a questionnaire with open questions. According to the research respondents, the critical success factors are: i) the technological infrastructure, pointed out by 2/3 of the tutors, followed by ii) personal training, didactic material and virtual learning environment, indicated by 1/3 of the Tutors and, finally, iii) motivational help to students and tutors, student awareness about EaD, student autonomy and flexibility and customization of the teaching-learning process, pointed out by 1/6 of the tutors. Key-words: |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36154 |
ISBN: | 978 85 8126 158 4 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_rhrquirinosmacavalcantedmmccorrea.pdf | 216,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.