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Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiências intelectual: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Fortaleza-CE
Autor(es): Mendonça, Andréia Vieira de
Mendonça, Kamila Vieira de
Viana, Tania Vicente
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem;Educação inclusiva;Deficiência intelectual;Intellectual disability;Learning assessment;Inclusive education
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: MENDONÇA, Andréia Vieira de; MENDONÇA, Kamila Vieira de; VIANA, Tania Vicente. Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiências intelectual: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Fortaleza-CE. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1470-1486.
Resumo: A Educação vive sob a égide das oportunidades igualitárias de aprendizagem. Entretanto, em um momento histórico que busca a inclusão, ainda se pratica a exclusão diante de um modelo de avaliação da aprendizagem que é centrado nos exames, em oposição a uma prática pedagógica como recurso de diagnóstico e reorientação da aprendizagem. Com a atual prática da Inclusão Educacional, é questionável a forma como a escola considera as singularidades do deficiente intelectual em relação à avaliação da aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é refletir acerca das questões relacionadas à avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual incluídos no Ensino Regular. Para isso, discute a avaliação do ensinoaprendizagem no âmbito inclusivo e as dificuldades encontradas nesse contexto. A pesquisa possui natureza qualitativa e quantitativa, na forma de um estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o questionário misto. Foi realizada uma análise de conteúdo dos dados coletados. As amostras foram compostas por: 16 familiares ou responsáveis de alunos com deficiência intelectual e 7 professores, perfazendo um total de 23 sujeitos investigados. Foram utilizados os aportes teóricos de autores que abordam a temática, como Beyer (2010) e Luckesi 2001, 2005, 2011, 2014). Os dados analisados integram a dissertação de Mendonça (2014). Os resultados revelaram que os docentes apontaram concepções limitadas e subjetivas acerca da Educação Inclusiva, deficiência intelectual e avaliação da aprendizagem. As dificuldades assinaladas pelos sujeitos relacionam questionamentos sobre uma formação docente contínua e adequada, aprimoramento físico e estrutural da escola. Palavras-chaves:
Abstract: Education proclaims equalitarian opportunities of learning. However, in a historical moment meant for inclusion, exclusion is still practiced by a model of learning assessment centered in exams, instead of a pedagogical practice in order to diagnostic and redirect learning. The current practice of Educational Inclusion criticizes how the singularities of intellectual disability, regarding learning assessment, are considered by school. The main purpose of this paper is to reflect on learning assessment for students with intellectual disability in regular classrooms. Thus, inclusive assessment and its difficulties are discussed. A quali-quantitative research was accomplished, as a case study. Semi-structured interview and mixed questionnaire were used as instruments for data collection. A content analysis of the collected data was accomplished. The samples were composed by: 16 relatives and 7 teachers of regular classrooms; 23 subjects altogether. Beyer (2010) e Luckesi (2001, 2005, 2011, 2014), among others proposed a theoretical framework to this study.The analyzed data belongs to Mendonça’s dissertation (2014).The results revealed that the teachers presented limited and subjective conceptions about Inclusive Education, intellectual disability and learning assessment. The subjects pointed out some difficulties regarding the lack of an appropriate and continuous formation, physical infrastructure of the school. Key-words:
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36150
ISBN: 978 85 8126 158 4
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