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dc.contributor.authorSalgado, Paulo Sérgio Bessa-
dc.contributor.authorViana, Tania Vicente-
dc.date.accessioned2018-10-03T11:21:29Z-
dc.date.available2018-10-03T11:21:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSALGADO, Paulo Sérgio Bessa; VIANA, Tania Vicente Avaliação educacional diagnóstica do talento: por uma abordagem multidimensional. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1451-1469.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 8126 158 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36149-
dc.description.abstractAt educational institutions, according to the design of exams, the pedagogical practices prioritize intellectual performance instead of a variety of talents. Concerning the talented students’ educational needs, it is important to properly identify and propose curriculum enrichment activities at school. We estimate 25% of talented people distributed in the world population – among men and women from all social segments, all beliefs – which indicates the participation of hereditary factors. However, without environmental stimulation, no talent can be developed. The talented students’ education is justified by an individual perspective, because each one has the right to develop his/her potentialities, as well as by a social perspective, in order to use human capacities in a socially productive way. Fleith (2001), Feldhusen (1992), Luckesi (2006), Viana (2005) and Renzulli (1984, 1986), among others that point out the importance of an educational diagnostic evaluation of talent, proposed a theoretical framework to this study. The main purpose of this paper is to think about talent’s identification, from IQ tests to classroom observation by teachers. Specifically, it aims: i) describing characteristics and types of talents; ii) using an educational diagnostic evaluation of talent as an alternative to IQ tests. Not only traditional verbal and mathematical abilities should be considered, but also characteristics such as independence of thought and judgment, curiosity, persistence and self-confidence. Key-words:pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectAvaliação educacional diagnósticapt_BR
dc.subjectTalentopt_BR
dc.subjectTestes de QIpt_BR
dc.subjectEducational diagnostic evaluationpt_BR
dc.subjectTalentpt_BR
dc.subjectIQ testespt_BR
dc.titleAvaliação educacional diagnóstica do talento: por uma abordagem multidimensionalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo âmbito educacional, conforme o design dos exames, as práticas pedagógicas priorizam o desempenho intelectual, em detrimento dos variados talentos. No que diz respeito às necessidades educacionais dos alunos talentosos, é de fundamental importância que estes sejam devidamente identificados e propostas atividades curriculares enriquecidas no trajeto escolar. Há uma estimativa de 25% de pessoas talentosas distribuídas na população mundial – em homens e mulheres de todos os segmentos sociais, de todos os credos – o que indica a participação de fatores hereditários. Contudo, sem a estimulação do ambiente, nenhum talento se desenvolve. A educação de alunos talentosos se justifica tanto do ponto de vista pessoal, pois cada indivíduo tem direito ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades, como do social, com o emprego socialmente produtivo dessas capacidades. Neste trabalho, serão utilizados os aportes teóricos de Alencar, Fleith (2001), Feldhusen (1992), Luckesi (2006), Viana (2005) e Renzulli (1984, 1986), dentre outros, que assinalam a importância de uma avaliação educacional diagnóstica do talento. O presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre as formas de identificação do talento, desde os tradicionais testes de QI à observação realizada pelo professor em sala de aula. Especificamente, intenciona: i) descrever características e tipos de talento; ii) abordar a avaliação educacional diagnóstica como uma alternativa aos testes de QI. Além das tradicionais habilidades verbais e matemáticas, deve-se também considerar características como independência de pensamento e julgamento, curiosidade, persistência nas tarefas e autoconfiança. Palavras-chaves:pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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