Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36147
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Neidyana Silva de-
dc.contributor.authorBarros, Francisca Jamilia Oliveira de-
dc.contributor.authorGomes, Adriana Leite Limaverde-
dc.contributor.authorFigueiredo, Rita Vieira de-
dc.date.accessioned2018-10-03T11:09:19Z-
dc.date.available2018-10-03T11:09:19Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Neidyana Silva de; BARROS, Francisca Jamilia Oliveira de; GOMES, Adriana Leite Limaverde; FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Avaliação do nível conceitual de escrita de alunos com deficiência intelectual. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1369-1391.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 8126 158 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36147-
dc.description.abstractThe present study aims at analyzing the conceptual evolution of written language of five students with intellectual disabilities enrolled in classes 2nd, 3rd and 5th degrees of two public schools municipal de Fortaleza-CE. The results are part of two master’s research (BARROS, 2017; OLIVEIRA, 2017) developed in partnership consisting in the production of texts via the Scala Web software (BARROS, 2017) and these productions were revised and rewritten in doubles in the context of the classroom (OLIVEIRA, 2017). At the beginning and end of the five subjects were assessed through evaluation activities of the conceptual level of writing, but in this article we will present only the results for the dictation test of compound words by canonical and non-canonical syllables with the support of the image. After applying the initial and final evaluation we found that four of the five students have evolved at the conceptual level of writing, demonstrating that students with intellectual disabilities go through the same stages of development of the students ‘ written language without this type of disability, as well as develop conceptual level since that participate in reading and writing activities with social meaning and not activities that mechanize reading and writing. Key-words:pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectLíngua escritapt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectWritten languagept_BR
dc.subjectIntellectual disabilitiespt_BR
dc.titleAvaliação do nível conceitual de escrita de alunos com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo objetiva analisar a evolução conceitual da língua escrita de cinco alunos com deficiência intelectual matriculados em turmas de 2º, 3º e 5º anos de duas escolas da rede pública municipal de Fortaleza – CE. Neste artigo será apresentado um recorte dos resultados de duas pesquisas de mestrado (BARROS, 2017; OLIVEIRA, 2017) desenvolvidas em parceria no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. A primeira pesquisa consistiu na produção de textos por meio do software Scala Web na sala de recurso multifuncional. Enquanto a segunda utilizou essas produções, a fim de revisar e reescrever em duplas de alunos com e sem deficiência intelectual no contexto da sala de aula comum. No início e término das pesquisas, os cinco sujeitos foram avaliados por meio de atividades acerca do nível conceitual da escrita. Neste trabalho, serão apresentados os resultados referentes ao ditado de palavras compostas por sílabas canônicas e não canônicas com o apoio de imagens. De acordo com os resultados dessa avaliação inicial e final, quatro dos cinco alunos evoluíram no nível conceitual da escrita, sugerindo que eles passam pelas mesmas etapas de desenvolvimento da língua escrita dos alunos ORGANIZADORES MARIA ISABEL FILGUEIRAS LIMA CIASCA • RAIMUNDO HÉLIO LEITE • JOCYANA CAVALCANTE DA SILVA • LUCAS MELGAÇO DA SILVA NÁGILA RABELO DE LIMA • MARIA AUREA • MONTENEGRO ALBUQUERQUE GUERRA • PABLO CARVALHO DE SOUSA NASCIMENTO RITA DE FÁTIMA MUNIZ • VERA LÚCIA PONTES JUVÊNCIO 1370 VII CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES sem esse tipo de deficiência. Verificamos também que a evolução do nível conceitual implica na participação de atividades de leitura e escrita com significado social e não em atividades que mecanizam a leitura e a escrita.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_nsoliveirafjobarrosallgomesrvfigueiredo.pdf271,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.