Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36142
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Coelho, Jessany Terto | - |
dc.contributor.author | Viana, Tania Vicente | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-02T18:24:32Z | - |
dc.date.available | 2018-10-02T18:24:32Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | COELHO, Jessany Terto; VIANA, Tania Vicente. Avaliação da aprendizagem: estudo de caso nos anos iniciais do ensino fundamental em Fortaleza-CE. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza; UFC, 2017. p. 253-270. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 8126 158 4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36142 | - |
dc.description.abstract | Assessment of learning is often used to classify and select students. This way, it loses its true essence, that is to instruct teacher in his/ her pedagogic practice and help student in the construction of his/ her knowledge. Only with those requirements, the assessment will be, in fact, formative. The main purpose of the current research was to accomplish an investigation about the practice of learning assessment in Elementary School. Specifically, this study aimed: i) knowing the assessment instruments used; ii) investigating the everyday difficulties to assess learning in that educational level and iii) collecting suggestions for improvement of the assessment practices. Thus, a qualitative research was accomplished, as a case study. The semi-structured interview was used as instrument for data collection. A content analysis of the collected data was accomplished. The sample was intentional and composed by two teachers, one from public school and the other one from a private school. The results revealed that assessment of learning in Elementary School requests: an understanding of students in their totality, several assessment instruments, as well as a larger proximity in professor-student relationship. The teachers from both schools, public and private, pointed out the inclination of written assessments and a classificatory perspective as difficulties. They suggest more interactions among teachers, parents and school administration. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Assessment of learning | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | pt_BR |
dc.subject | Pedagogic practice | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem: estudo de caso nos anos iniciais do ensino fundamental em Fortaleza-CE | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A avaliação da aprendizagem é utilizada, muitas vezes, para classificar e selecionar seus estudantes. Perde, dessa maneira, sua verdadeira essência, que é instruir o professor na sua prática pedagógica e ajudar o aluno na construção de seu conhecimento. Somente com esses requisitos, a avaliação será, de fato, formativa. O presente estudo objetivou, de modo geral, pesquisar a realidade da prática docente de avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Especificamente, procurou: i) conhecer o instrumental avaliativo utilizado; ii) investigar as dificuldades cotidianas para avaliar a aprendizagem nesse nível de ensino e iii) coletar sugestões para a melhoria das práticas avaliativas. Para esse propósito, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, sob a forma de um estudo de caso. O instrumento usado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Foi realizada uma análise de conteúdo dos dados coletados. A amostra selecionada foi intencional e contava com a participação de duas professoras, uma da rede pública de ensino e outra de uma instituição particular. Os resultados encontrados revelaram que, nos anos iniciais do ensino fundamental, a avaliação da aprendizagem solicita: uma compreensão do aluno em sua totalidade, vários instrumentos avaliativos, bem como uma maior proximidade na relação educador-educando. Uma dificuldade observada é que a escola, seja pública ou particular, prefere avaliações escritas e a perspectiva classificatória. Sugere-se mais interações entre professores, pais e gestão escolar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_jtcoelhotvviana.pdf | 215,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.