Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36122
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pontes, João Airton de Matos | - |
dc.contributor.author | Castro, Tiago Borges | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-01T23:38:28Z | - |
dc.date.available | 2018-10-01T23:38:28Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Tiago Borges. Evasão escolar nas aulas de educação física do ensino fundamental II no município de Horizonte-CE. 2016. 44 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36122 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Física escolar | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Desmotivação | pt_BR |
dc.title | Evasão escolar nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental II no Município de Horizonte-Ce | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Educação Física escolar é disciplina curricular obrigatória e tem como objetivo a formação integral do aluno, por meio de conteúdos pertencentes a cultura corporal do movimento. Assim é importante para o desenvolvimento do aluno e contribui para sua formação enquanto cidadão atuante e consciente de seu papel na sociedade. No entanto, existem dificuldades a serem vencidas para que se tenha um aprendizado efetivo, como: a evasão escolar, e a desmotivação, fatos prejudiciais no sistema de ensino. O presente trabalho busca identificar as possíveis causas da evasão escolar nas aulas de Educação Física do ensino fundamental II (6° ao 9° anos) em escolas da rede pública de ensino do município de Horizonte-CE. Este estudo se caracteriza como observacional, quantitativo e transversal, com aplicação de questionário junto aos alunos. No total foram pesquisados 360 alunos do ensino fundamental II, destes 149 (41,4%) se evadiam das aulas de Educação Física total ou parcialmente. Apontou-se como os principais fatores de influência negativa para o afastamento das aulas a repetição das mesmas aulas 47%. Em sequência aparece não gostar de fazer exercício 31,5%. Seguido de não gostar de suar assinalado por 30,9% dos alunos. A estrutura física da escola foi lembrada por 28,9% dos alunos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_tbcastro.pdf | 295,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.