Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36105
Tipo: TCC
Título: Avaliação do bem estar psicológico de atletas das seleções escolares da cidade de fortaleza
Autor(es): Martins, Natália Macêdo
Orientador: Soares, Edson Silva
Palavras-chave: Educação física;Bem Estar Psicológico;Saúde
Data do documento: 2016
Citação: MARTINS, Natália Macêdo. Avaliação do bem estar psicológico de atletas das seleções escolares da cidade de fortaleza. 2016. 40 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: Acreditamos que o esporte pode ser usado com uma excelente ferramenta para inserção de um aluno no meio social, para melhoria da sua autoestima, além de gerar prazer, proporcionando assim, benefícios para a saúde integral desse ser. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar como a prática esportiva pode influenciar no bem estar de atletas das seleções escolares da cidade de Fortaleza, Ceará. Foram entrevistadas 11(onze) alunas-atletas, através de uma entrevista semi-estruturada e os requisitos para participar foram: ter idade igual ou maior que 14 (quatorze anos), participar da seleção há no mínimo seis meses e participar com frequência dos treinos. Após a seleção das entrevistadas, questionamos sobre os aspectos que contribuíam para o seu bem-estar psicológico. De acordo com os resultados obtidos, percebemos que são muitos os benefícios que o esporte proporciona, não somente nos aspectos físicos, como já tem vários estudos que confirmam, mas também nos aspectos psicológicos. Portanto, acreditamos que o esporte deve ter uma relevância bastante importante dentro da área escolar, pois essa junção pode trazer inúmeros benefícios tanto nas questões que estão relacionadas ao esporte em si, como no rendimento escolar desse aluno-atleta.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36105
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_nmmartins.pdf275,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.