Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36098
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Silvana Mendes Sabino-
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Paula de Medeiros-
dc.date.accessioned2018-10-01T19:18:15Z-
dc.date.available2018-10-01T19:18:15Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSoares, S. M. S.; Ribeiro, A. P. M. (2016)pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 8126 158 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36098-
dc.descriptionSOARES, Silvana Mendes Sabino; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros. Avaliação da aprendizagem na transição da educação infantil para o ensino fundamental: concepções de professoras de uma escola municipal de Fortaleza. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 127-148.pt_BR
dc.description.abstractThe learning of verbal language is a challenge for teachers in the last grade of kindergarten and 1st year of the elementary school and the evaluation of learning, inherent in the teaching process, forms the central pillar of teacher action with planning, forming a form of orientation of the interventions with the students. This work presents the evaluation conceptions of four teachers from a school in Fortaleza, two from the last grade of kindergarten and two from the first year of Elementary School. This is the fragment of a master’s research entitled “The pedagogical work with reading in Early Childhood Education and Fundamental Education: investigations on teaching and evaluation”. The theoretical contribution was made by Brandão and Leal (2011), Hoffmann (2001, 2012), Luckesi (2008), Zabala (1998). The research was of the descriptive type, with qualitative data collected in the field by means of the semistructured interview technique supported in a specific script. The findings were analyzed using the Content Analysis methodology (BARDIN, 2011). The evaluation for the teachers investigated constitutes continuous action taking place in the varied interactions of the children with the objects of knowledge. The influence of external evaluations on pedagogical practice was evident, making it clear that the assessment of reading needs to be inherent to the teaching activity, without causing problems for the teachers, nor traumas for the children.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem na transição da educação infantil para o ensino fundamental: concepções de professoras de uma Escola Municipal de Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA aprendizagem da linguagem verbal constitui um desafio aos docentes das turmas de Infantil V e de 1º ano, e a avaliação da aprendizagem, inerente ao processo de ensino, compõe, com o planejamento, o pilar central da ação docente, configurando-se numa forma de orientação das intervenções junto aos alunos. Neste trabalho, apresentam-se as concepções de avaliação de quatro professoras de uma escola de Fortaleza, sendo duas do Infantil V e duas do 1º ano do Ensino Fundamental. Trata-se do fragmento de uma pesquisa de mestrado intitulada “O trabalho pedagógico com a leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: investigações sobre ensino e avaliação”. O aporte teórico compôs-se de Brandão e Leal (2011), Hoffmann (2001, 2012), Luckesi (2008), Zabala (1998). A pesquisa realizada foi do tipo descritiva, com dados de natureza qualitativa colhidos em campo por meio da técnica da entrevista semiestruturada, apoiada em roteiro específico. Os achados foram analisados pela metodologia da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A avaliação para as docentes investigadas constitui-se em ação contínua, acontecendo nas variadas interações das crianças com os objetos de conhecimento. Foi evidente a influência das avaliações externas na prática pedagógica, ficando claro que a avaliação da leituraprecisa ser inerente à ação docente, sem causar transtornos para os professores, nem traumas para as crianças.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_smssoaresapmribeiro.pdf248,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.