Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3604
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoura, Ana Célia Clementino-
dc.contributor.authorFerreira, Elaine Cristina Forte-
dc.date.accessioned2012-08-02T15:24:04Z-
dc.date.available2012-08-02T15:24:04Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationFerreira, E. C. F.; Moura, A. C. C. (2009)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3604-
dc.descriptionFERREIRA, Elaine Cristina Forte. O espetáculo vai começar... estudo da oralidade através de improvisações teatrais. 2009. 106f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.description.abstractLanguage is one of the main resources for thought construction for playing and for human being immersion in this world Thus it plays an important role in this paper specially the oral language This thesis aims at investigating how children enrolled in the 5th grade of the Ensino Fundamental in a public school in Fortaleza build stratetegies for meaning formulation on the dicoursive topic through the perspective of orality They were asked to perform a fairy tale role playing improvisation The qualitative research had the participation of 24 children with age between 10 and 11 The data collection process which was carried out in September and October 2008 presented the following phases: classroom observation and interaction with children in dynamic activities stoytelling – “witch Salomé” short story discussion and role playing improvisation The data was recorded in audio and video The improvisation of the scenes consists of microplays in which children elaborated dilaogues based on 7 triggering situations two of them following no instructions from the researcher and 5 were driven activities From these role playings improvisations a corpus consisting of 9 microplays was analized concerning discoursive topic introduction, the strategies for recapturing it and the repetitions used for the topic progression in the process of oral text construction in groups The results showed that the participants introduced the discoursive topic used textual strategies with the purpose of reformulating and recapturing the topic assumed sociocultural elements as authorial marks for textual progression These results assure that the language use stimulate its development and school appears to be a fertile environment to the orality development once it offers a huge potential for discoursive linguistic playful and creative ampliation In this regard theatrical activities reinforce the learning progress through art inclusion in the educationpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectTópico Discursivopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectLinguisticapt_BR
dc.subjectAnálise da Conversaçãopt_BR
dc.subjectImprovisação (Representação teatral)pt_BR
dc.subjectInterpretação Oralpt_BR
dc.subjectCompetência Comunicativapt_BR
dc.subjectCrianças – Linguagempt_BR
dc.subjectEstudantes do Ensino Fundamental – Linguagempt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa – Português falado – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectTeatro na Educaçãopt_BR
dc.subjectTeatro e Crianças - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjecttheaterpt_BR
dc.subjectschoolpt_BR
dc.subjectchildpt_BR
dc.subjectoralitypt_BR
dc.subjectdicoursive topicpt_BR
dc.titleO espetáculo vai começar... estudo da oralidade através de improvisações teatraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA linguagem um dos principais recursos de construção do pensamento da atuação e da imersão do ser humano no mundo é o foco desse trabalho em especial a modalidade oral Essa dissertação objetiva investigar como as crianças do 5° ano do Ensino Fundamental da rede pública de Fortaleza constroem estratégias de formulação de sentidos do tópico discursivo na perspectiva da oralidade quando expostas ao trabalho de encenação improvisada de um conto de fadas A pesquisa de natureza qualitativa contou com a participação de 24 crianças de 10-11 anos de idade O processo de coleta de dados desenvolvido nos meses de setembro e outubro de 2008 apresentou os seguintes momentos: visita à escola observação em sala de aula e interação com as crianças a partir de dinâmicas contação da história A bruxa Salomé discussão do conto e encenações improvisadas Os dados foram registrados em áudio e vídeo As encenações improvisadas são constituídas de micropeças nas quais as crianças elaboraram diálogos a partir de sete situações desencadeadoras sendo duas livres sem instrução da pesquisadora e cinco atividades direcionadas A partir dessas encenações improvisadas levantamos um corpus de nove micropeças cujos principais objetivos foram analisar a introdução do tópico discursivo as estratégias de reformulação para retomá-lo e as repetições utilizadas para a progressão tópica no processo de construção coletiva de um texto oral A leitura de nossos dados evidenciou que os participantes introduziram o tópico discursivo utilizaram estratégias textuais com intuito de reformular e retomar o tópico apropriaram-se de elementos socioculturais como marcas de autoria para progressão textual Esses resultados asseguraram que o uso da linguagem impulsiona o seu desenvolvimento e que a instituição escolar constitui-se um ambiente fértil ao desenvolvimento da oralidade uma vez que dispõe de um potencial para a ampliação discursiva linguística lúdica e criativa Neste aspecto as atividades teatrais corroboram para um progresso na aprendizagem por meio da inclusão da arte na educaçãopt_BR
dc.title.enThe show is going to begin... a study of orality through theatrical improvisationpt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dis_ecfferreira.pdf804,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.